O Gran Camiño: Jonas Vingegaard vence a 2ª etapa, português Ruben Guerreiro faz grande prova, confira os resultados e assista a chegada
Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike) venceu com grande categoria a primeira etapa em linha do O Gran Camiño. Com a vitória o dinamarquês tornou-se também, o novo líder da competição.
A etapa inaugural da corrida foi marcada por fortes ventos que dificultaram o percurso entre Taboada e Chantada, totalizando 151,2 km. As condições meteorológicas adversas, com chuvas constantes e estradas escorregadias, tornaram a corrida ainda mais desafiadora, especialmente com as quatro subidas ao longo do percurso.
Na fase final da corrida, o percurso incluía a subida de Alto de San Pedro de Licora, de segunda categoria, com uma inclinação média de 6,1% ao longo de 5,2 quilômetros.
Fuga e tentativa de Vingegaard
Uma fuga decisiva só foi formada após 40 quilômetros de corrida, incluindo ciclistas como Tiago Antunes, Jorge Arcas e Alex Molenaar. No entanto, devido ao grande número de participantes, a fuga nunca conseguiu abrir uma vantagem significativa.
O jovem ciclista espanhol Xabier Azparren e o holandês Alex Molenaar tentaram resistir, mas a equipe Visma-Lease a Bike, impôs um forte ritmo no pelotão. Wilko Kelderman acelerava com Vingegaard na sua roda.
Ataque decisivo
A menos de quatro quilômetros do topo, e a 6,7 quilômetros da linha de chegada, Vingegaard arrancou para o ataque. Com um ritmo impressionante, o vencedor do Tour de France fechou a lacuna para Molenaar, que continuou acelerando, com Egan Bernal, da INEOS Grenadiers, e Jefferson Cepeda, da Caja Rural-Seguros RGA, na sua roda.
Vingegaard enfrentou dificuldades na parte final da subida, não conseguindo abrir uma vantagem significativa sobre seus adversários devido à baixa inclinação do percurso.
Vingegaard se destaca e vence etapa
Finalmente, a menos de um quilômetro do topo, Cepeda e Bernal não conseguiram acompanhar o ritmo de Vingegaard. Com uma grande aceleração, Vingegaard deixou seus rivais para trás e, ao atingir o topo, precisava apenas completar um Contrarrelógio de três km em trechos planos e descendentes para consolidar sua vitória, o que conseguiu fazer sem muita dificuldade.
Egan Bernal conseguiu o segundo lugar ao vencer o sprint contra Cepeda, que finalizou na 3ª posição.
Português Ruben Guerreiro bem posicionado
O português Ruben Guerreiro (Movistar) fez uma excelente prova. Guerreiro chegou na 11ª posição, 46 segundos atrás do vencedor, Jonas Vingegaard. Com o resultado, Ruben Guerreiro passa a ocupar a 6ª posição na classificação geral.