“Ele é caótico” O principal gregário de Remco Evenepoel tem características surpreendentes reveladas por comentarista belga
Em um relato no jornal belga Het Laatste Nieuws, o analista Michel Wuyts fala sobre Mikel Landa, de quem Wuyts é ‘fã’ há anos. “Landa é um enigma. Fiquei encantado desde cedo. Landa é um escalador elegante, o estilo e a forma como ele se senta em sua bicicleta é incomparável. Houve dias em que ele dominou todo mundo ladeira acima. No entanto, ele nunca conseguiu ser campeão em uma Volta de 3 semanas”.
Landa parecia capaz de vencer um grande tour, mas isso nunca aconteceu. “Falei sobre isso com colegas espanhóis. Landa tem dois problemas: ele não é bom em contrarrelógio e, quando as expectativas se tornam muito altas, ele decepciona. Uma questão mental. Na Espanha, ele é descrito como um caótico, um sonhador com falta de autoconhecimento. E você tem que estar atrás de suas penas de vez em quando”.
Ainda assim, Wuyts acredita que Landa será de grande valor para Evenepoel. “Funcionou com a Sky, porque sem Landa, Froome teria vencido um Tour a menos. Em 2017 ele estava no seu melhor: ele comandou toda a subida final, trouxe Froome para os últimos quilômetros e ele próprio chegou em uma posição destacada. Isso não pode acabar. Se Lefevere conseguir cercá-lo de boas pessoas, com percepção psicológica, então esta pode ser uma transferência muito boa”.