Tour de Guangxi, última prova UCI começa nesta terça-feira, confira o forte start list e todas as etapas
Para muitos fãs de ciclismo, a temporada parece encerrada após os Grand Tours, o Campeonato Mundial e o Il Lombardia. No entanto, o calendário do UCI World Tour ainda reserva mais uma competição por etapas.
O Tour de Guangxi, realizado na região sul da China, próximo à fronteira com o Vietnã, começa nesta terça-feira, 15 de outubro. A prova, de 6 etapas se estende até o próximo domingo (20 de outubro) e atrai grandes nomes do ciclismo, muitos ainda em busca da 1ª vitória na temporada.
As etapas
1ª etapa – terça-feira, 15 de outubro: Fangchenggang – Fangchenggang (149,4 km)
A 1ª etapa apresenta um circuito que deve ser percorrido quatro vezes. O ponto de partida é também o ponto de chegada, nomeadamente Fangchenggang. A etapa tem quase 150 quilômetros de extensão e oito colinas, mas elas são muito curtas e não apresenta dificuldades, assim um sprint é esperado no final.
2ª etapa – quarta-feira, 16 de outubro: Chongzuo – Jingxi (181,5 km)
A segunda etapa tem duas partes. Primeiro, uma fase relativamente plana, seguida de duas subidas. A subida a 30km da chegada é importante, pois pode selecionar o pelotão. A finalização ocorre em Jingxi, depois de um final em um falso plano.
3ª Etapa – quinta-feira, 17 de outubro: Jingxi-Bama (214 km)
Um percurso com duas dificuldades: primeiro é uma longa etapa e, em segundo lugar, na segunda fase, os pilotos percorrem primeiro uma longa descida antes de chegarem a uma parte com diversas ascensões. Uma grande oportunidade para a fuga.
4ª Etapa – sexta-feira, 18 de outubro: Bama-Jinchengjiang (176,8 km)
Muito ganho de elevação, com quatro difíceis subidas ao longo da 4ª etapa. Uma etapa muito parecida com o País Basco. O final pode ser o digno de uma prova clássica, com a classificação final tomando forma neste dia.
5ª Etapa – sábado, 19 de outubro: Yizhou-Nongla (164,3 km)
A Etapa Rainha, pois é realmente a única finalização difícil. A última subida não é difícil, mas não há descida e por isso este é o dia para acelerar ao máximo. A seção intermediária da subida final apresenta trechos com cerca de 10% de inclinação. O vencedor aqui tem boas chances de também buscar a vitória final.
6ª Etapa – domingo, 20 de outubro: Nanning-Nanning (134,4 km)
Um Criterium desafiador no último dia. Cinco voltas na região de Nanning, incluindo uma difícil subida de 2ª categoria (1,4 km com 11,7% média), que deve ser ultrapassada cinco vezes no total. Ciclistas especializados em clássicas são considerados favoritos para esta etapa.