“O Tour de Suisse é minha linha de chegada” vencedor (2x) do Critérium du Dauphiné antecipa aposentadoria

A temporada de 2025 promete ser o capítulo final da longa e brilhante carreira de Jakob Fuglsang (Israel-Premier Tech). No entanto, o ciclista dinamarquês revelou que sua despedida das competições pode ocorrer antes do previsto.

Em entrevista ao site dinamarquês Feltet, Fuglsang, 2x vencedor do Critérium du Dauphiné (2017 e 2019), falou sobre seus planos imediatos e as possibilidades de encerrar sua trajetória no meio da temporada 2025.

“Tenho um programa até o Tour de Suisse”

“Tenho um programa até o Tour de Suisse (15-22 de junho), e então o tempo dirá o que acontece depois disso. Se paro ou se continuo, teremos que ver. Mas definitivamente é minha última temporada. Algo estranho teria que acontecer para eu continuar”, declarou Fuglsang, que completará 40 anos em 2025.

Ele também destacou: “Mentalmente, meu foco está na primeira metade da temporada. O Tour de Suisse é atualmente minha linha de chegada.”

girodociclismo.com.br vencedor 2x do criterium du dauphine revela que pode abandonar ciclismo no meio de 2025 tenho programa ate o tour de suisse image

Conexão especial com a Suíça

A escolha da Volta à Suíça como marco da despedida não é por acaso. Fuglsang nasceu em Genebra e possui uma conexão especial com a prova, que disputou 8 vezes ao longo de suas 16 temporadas como profissional.

Além disso, ele alcançou resultados expressivos na competição, incluindo quatro pódios. Em 2018, chegou mais perto da vitória ao terminar em 2º lugar, atrás de Richie Porte.

girodociclismo.com.br o tour de suisse e minha linha de chegada vencedor 2x do criterium du dauphine deve antecipar aposentadoria image 1
Fuglsang (esq.) no pódio do Tour de Suisse 20218

“Essa poderia ser uma maneira legal de terminar. Espero poder sair bem do Giro e estar em boa forma do outro lado. Então seria ótimo terminar forte, mas o nível é muito alto entre os jovens, então pode ser difícil”.

“Seria um cenário de sonho terminar com uma vitória, mas vamos ver como corre a temporada”, comentou Fuglsang, que também confirmou sua participação no Giro d’Italia antes da Volta à Suíça.

O acordo com a Israel-Premier Tech

Jakob Fuglsang e a Israel-Premier Tech estabeleceram um acordo que prevê o Tour de Suisse como o ponto final de sua temporada. “Esse é o acordo que tenho com a equipe. De acordo com a UCI, o contrato deve ser de 12 meses, mas não é necessário pedalar todos os 12 meses”

Apesar disso, ele não descarta totalmente a possibilidade de estender a temporada ou até mesmo continuar competindo. “Teria que ser se a equipe pensasse que precisa de mim e achasse que eu deveria continuar, e que o nível também é claro para isso. No final, quem decide é a equipe”, complementou Jakob Fuglsang.

girodociclismo.com.br o tour de suisse e minha linha de chegada vencedor 2x do criterium du dauphine deve antecipar aposentadoria image 2
Fuglsang durante o Tpur de France 2024

Família também é levada em consideração

Ele também destacou o impacto pessoal e familiar: “O que mais puxa na outra direção é que eu também tenho que ficar longe da família. Temos dois filhos que estão crescendo tanto que é preciso cuidar um pouco deles”.

“E dá muito trabalho para minha esposa Loulou cuidar dos filhos tanto tempo sozinha. Mas veremos. O plano imediato é para 2025, mas é meio ano de cada vez, deixe-me colocar dessa forma”, finalizou o dinamarquês.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.