“O Tour é muito variado, sobretudo exaustivo, vamos esperar o Giro para definir equipes” afirma diretor da Red Bull Bora-hansgrohe

Após a revelação do percurso do 112º Tour de France, previsto para 2025, trouxe à tona diversas opiniões sobre seu percurso.

O diretor esportivo da Red Bull BORA-hansgrohe, Rolf Aldag, destacou, em entrevista ao canal esloveno RTVSLO, as características distintas deste percurso, enfatizando a complexidade e o nível de exigência física e técnica que os ciclistas enfrentarão.

“É preciso separar o que é desafiador e o que é cansativo”

Ao discutir o percurso, Aldag afirmou que ele é “muito variado, inicialmente exigente, mas sobretudo exaustivo”. Segundo o diretor, o Tour de 2025 apresenta uma combinação de desafios específicos em cada fase, que exigirão habilidade e preparo físico dos ciclistas.

“No Tour é preciso distinguir, entre o que é desafiador e o que é cansativo”, explica Aldag, ressaltando as diferenças entre o que exige técnica e o que demanda resistência.

girodociclismo.com.br o tour e muito variado as sobretudo exaustivo vamos esperar o giro para definir equipes afirma diretor da red bull bora image
Primoz Roglic ainda está indefinido sobre a possibilidade da dobradinha Giro/Tour

Primeira parte desafiadora no norte da França

A primeira parte do percurso foi destacada por Aldag como particularmente desafiadora, especialmente devido ao vento intenso esperado no norte da França e à natureza técnica do trajeto.

“A primeira parte do Tour 2025 será desafiadora porque haverá muito vento no norte da França, além disso, o percurso também será técnico”, afirmou Aldag.

Ele acrescenta estar animado com a passagem pelo norte, afirmando: “Estou feliz por voltarmos para o norte, onde há sempre um ótimo ambiente”.

De desafiador para cansativo

Com a progressão da corrida, Aldag comenta que o Tour passa de desafiador para exaustivo, especialmente antes do primeiro dia de descanso, que só ocorrerá após a 10ª etapa, em 15 de julho.

“Será bastante tarde, mas por isso será ainda mais difícil”, avalia ele, antecipando uma fase extremamente desgastante. O diretor esportivo destaca que, após o Contrarrelógio (5ª etapa), os ciclistas enfrentarão “etapas extremamente extenuantes, provavelmente o calor e o vento também nos aguardarão”.

girodociclismo.com.br o tour e muito variado as sobretudo exaustivo vamos esperar o giro para definir equipes afirma diretor da red bull bora image 2
Primoz Roglic terá o auxílio do também esloveno Jan Tratnik, contratado junto à Visma-Lease a Bike

Etapas brutalmente difíceis no final

A 18ª e a 19ª etapa são apontadas por Aldag como a mais exigentes. “A 18ª etapa será muito difícil com 5.000 metros de altitude, que serão imediatamente seguidos por mais um dia difícil (19ª etapa). Serão realmente testes para os mais bem preparados”.

Ao finalizar sua análise, ele comentou sobre o grau de dificuldade do Tour: “Não é o Tour mais difícil da história, mas algumas etapas são brutalmente difíceis e a largada será muito técnica”.

girodociclismo.com.br o tour e muito variado as sobretudo exaustivo vamos esperar o giro para definir equipes afirma diretor da red bull bora image 4
Após vencer a Vuelta a España, Primoz Roglic não esconde que seu objetivo é a vitória no Tour de France

Giro d’Italia definirá equipes para os Grand Tours

Com um olhar estratégico para a temporada, Aldag afirmou que ainda está analisando as melhores escolhas para os Grand Tours do ano. O alemão aguarda especialmente o anúncio do percurso do Giro d’Italia (que já revelou o atraso para o anúncio), para a definição das equipes para os 3 Grand Tours.

“Vamos aguardar a apresentação do Giro d’Italia e decidir com que equipe iremos para cada corrida”, finalizou o diretor da Red Bull Bora-hansgrohe.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.