Organização do Tour de France restringe “sala de controle” da Visma-Lease a Bike, objetivo é monitorar a performance dos ciclistas
Durante o Tour de France deste ano, a Visma-Lease a Bike planeja utilizar ocasionalmente sua nova Sala de Controle, uma van equipada que permite à gestão da equipe monitorar e controlar operações com base em um fluxo de informações filtrado.
A União Ciclística Internacional (UCI) já expressou críticas, e a organizadora ASO ainda não adotou imediatamente esta inovação, informa o canal belga Sporza.
Sala de Controle
A Visma-Lease a Bike apresentou esta semana sua Sala de Controle, um centro de comando móvel projetado para coletar uma grande quantidade de dados. Esses dados são repassados ao treinador no veículo de apoio, fornecendo informações adicionais que podem ser cruciais durante a corrida.
ASO não permite dentro do “circo” do Tour de France
Em resposta à introdução desta tecnologia, a UCI anunciou que irá estudar a utilização da van da Visma. Entretanto, a ASO informou que a Sala de Controle não poderá ser localizada nos terrenos oficiais do Tour de France.
Portanto, se a Visma-Lease a Bike quiser utilizar sua Sala de Controle, terá que fazê-lo a uma distância suficiente do “circo” do Tour de France, fora dos limites definidos pela ASO.
A Visma-Lease a Bike ainda não divulgou como esta restrição poderá afetar as operações do novo sistema de controle.