Foi anunciado o percurso da 82ª edição do Paris-Nice. A corrida do sol começa no próximo ano no departamento de Yvelines, tem duas subidas e um Contrarrelógio por equipe. A corrida por etapas, acontecerá de 3 a 10 de março de 2024. Na edição de 2023, Tadej Pogacar foi o vencedor, com David Gaudu na 2ª posição e Jonas Vingegaard fechou o pódio na 3ª colocação.
Confira todas as etapas:
1ª Etapa (03.03)
A primeira etapa da Paris-Nice 2024 começa e termina em Les Mureaux. É um passeio montanhoso de 157,7 quilômetros.
2ª Etapa (04.03)
No 2º dia de competição será provavelmente a vez dos velocistas, porque a segunda etapa até Montargis é praticamente plana.
3ª Etapa (05.03)
A terceira etapa é um Contrarrelógio em equipe em Auxerre. No ano passado houve também um Contrarrelógio por equipes na Paris-Nice, com regulamentos alternativos. Não foi o tempo do quarto ciclista que cruzou a linha que contou na contagem de tempo, mas sim o tempo do primeiro ciclista. Esse também será o caso agora.
4ª Etapa (06.03)
No quarto dia, os escaladores serão os protagonistas. O percurso contém alguns metros de elevação e termina subindo o Mont Brouilly (3 km a 7,7%).
5ª Etapa (07.03)
Um dia depois, quando o pelotão se dirige para Sisteron, também há bastante subida a fazer. Porém, eles não terminarão no alto, o que significa que os atacantes também verão sua chance.
6ª Etapa (08.03)
A sexta etapa, é um semelhante ao dia anterior. Existirão várias ascensões durante a etapa, mas o final é numa descida. No ano passado também houve uma etapa em La Colle-sur-Loupe em Paris-Nice, mas a etapa foi cancelada devido às condições climáticas extremas.
7ª Etapa (09.03)
A penúltima etapa é a etapa rainha. Desde o início em Nice, sobe até ao topo da Côte de Gattières, uma subida de segunda categoria. Segue-se um longo trecho plano, mas o final certamente será emocionante pois, haverá o Col Saint-Martin La Colmiane e a subida final até Auron (7,3 km a 7,2%). A chegada é em uma altitude de 1.614 metros.
Tradicionalmente, a Paris-Nice termina no domingo, com um percurso de ida e volta para Nice, repleto de escaladas. O Col des Quatre Chemins (3,6 km a 8,8%), que também fez parte do percurso em 2022, é o juiz final.