Geraint Thomas perdeu o importante apoio de Pavel Sivakov durante sua busca pela vitória geral no Giro d’Italia. Infelizmente, Sivakov abandonou a corrida durante a décima sexta etapa em direção ao Monte Bondone.
A contribuição de Sivakov foi extremamente valiosa para a equipe e o líder Thomas durante a primeira semana. O alpinista franco-russo conseguiu um lugar entre os dez primeiros na classificação geral após dez etapas, mas infelizmente se envolveu em uma queda na décima primeira etapa. Durante uma curva, Thomas, Tao Geoghegan Hart e Pavel Sivakov caíram. Hart foi forçado a abandonar a corrida, enquanto Thomas e Sivakov conseguiram se recuperar e voltar às suas bicicletas.
Embora a queda de Sivakov tenha prejudicado suas ambições de classificação, ele esperava continuar sendo valioso para a equipe como um gregário de luxo nas montanhas. No entanto, o ciclista de 25 anos continuou a sofrer com os efeitos da queda e foi obrigado a abandonar a corrida durante a décima sexta etapa, em direção ao Monte Bondone, a cerca de 45 quilômetros do final.
A desistência de Sivakov representa um grande golpe para as esperanças de Thomas em conquistar sua primeira vitória geral no Giro d’Italia. No entanto, o líder ainda pode contar com o apoio de Thymen Arensman, Laurens De Plus, Ben Swift e Salvatore Puccio na última semana. Anteriormente, a equipe da INEOS já havia perdido Hart e Filippo Ganna durante a competição.