Já não é mais segredo que a prática de exercícios é benéfica à saúde. Afinal, aqueles que incorporam o ciclismo ocasional em suas rotinas estão fortalecendo seu sistema imunológico, reduzindo a incidência de doenças, aumentando a expectativa de vida e diminuindo as chances de desenvolver câncer. Essa constatação foi recentemente respaldada por um estudo científico publicado no British Journal of Sports Medicine.
No âmbito do estudo, mais de um milhão de soldados suecos, que serviram entre 1968 e 2005, foram acompanhados por um período de 33 anos. Durante seu tempo no serviço militar, uma avaliação de sua condição física era realizada regularmente através de testes de esforço.
Uma vasta quantidade de dados coletados e o extenso período de acompanhamento dos militares permitiram aos investigadores identificar padrões notáveis. Por exemplo, eles conseguiram estabelecer conexões entre a recuperação física dos soldados e o desenvolvimento de tipos específicos de câncer.
Diminuição do risco de câncer
O estudo concluiu que existe uma forte correlação entre má forma física e câncer. “A maior aptidão está associada a um menor risco de câncer na cabeça, pescoço, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, cólon, reto e rins”.
No entanto, também há notícias menos boas. O número de casos de câncer de próstata e câncer de pele maligno foi significativamente maior entre aqueles que tinham uma condição melhor.
No caso do câncer de pele, os pesquisadores têm uma explicação simples. “Aqueles em melhor forma são mais frequentemente expostos à radiação UV (por exemplo, pedalando ao ar livre ao sol).”
No caso do câncer de próstata, não há ligação demonstrável com o condicionamento físico. Os pesquisadores suspeitam que um maior rastreamento do câncer de próstata seja a base. “Algumas pessoas estão mais disponíveis para fazer o teste e, portanto, obter um diagnóstico de câncer de próstata mais rapidamente. Mas isso não significa que elas tenham um risco menor de câncer de próstata”.
Esporte é saudável
Finalmente, os pesquisadores enfatizam mais uma vez que o aumento do risco de câncer de pele não supera os benefícios para a saúde do ciclismo. E, claro, também sublinham a importância do protetor solar para a proteção contra a radiação UV da luz solar.