Péssimo balanço para a Visma Lease a Bike, única equipe World Tour fora do Top 10 em todos os Monumentos em 2024
Após um 2023 de grande sucesso, a Visma-Lease a Bike teve um ano de 2024 para esquecer. Em vez de conquistar as vitórias gerais nos Grand Tours, a equipe holandesa teve que se contentar com um 2º lugar no Tour de France.
Além disso, não houve vitórias nos Monumentos, a equipe terminou o ano como a única formação do WorldTour e não figurar entre os Top 10 nas principais clássicas mundiais.
Benoot e Kelderman estavam na fuga da Il Lombardia
Na Il Lombardia, Tiesj Benoot e Wilco Kelderman tentaram. A dupla fez parte da forte fuga inicial, mas, apesar dos esforços, não conseguiu converter a iniciativa em uma posição de destaque. Benoot, em particular, estava confiante de que um resultado melhor era possível.
“Criamos uma situação favorável com um grupo líder específico e a colaboração foi boa”, declarou Benoot no site da equipe.
Ele sabia que Tadej Pogacar atacaria, mas acreditou que um lugar no pódio seria possível. “Infelizmente, não foi o caso, mas não podemos nos culpar por não termos tentado”, concluiu o belga.
Milan-San Remo
Os problemas da equipe também se manifestaram em outros monumentos. Na Milan-San Remo, Olav Kooij e Christophe Laporte lideraram a equipe. Enquanto Kooij conseguiu impressionar com um 14º lugar, apenas 35 segundos atrás do vencedor Jasper Philipsen, Laporte não teve a mesma sorte.
O francês, que era o Campeão Europeu na época, teve que abandonar a corrida devido a uma doença, deixando uma equipe sem chances de destaque.
Decepções no Tour de Flandres e Paris-Roubaix
Com a doença de Laporte na Milan-San Remo, Wout van Aert era a grande esperança da equipe para o Tour de Flandres e a Paris-Roubaix. No entanto, um grave acidente durante a Dwars door Vlaanderen acabou com todas as suas ambições para o restante da primavera.
No Tour de Flandres, a revelação Matteo Jorgenson teve uma boa atuação, mas a melhor colocação da equipe foi um 15º lugar de Benoot. Na Paris-Roubaix, Tim van Dijke cruzou a linha de chegada em oitavo, mas foi rebaixado para 16º devido a um erro na chegada dentro do velódromo, o que frustrou ainda mais as expectativas da equipe.
Melhor classificação no Tour de Flandres: Tiesj Benoot-15º lugar
Melhor classificação na Paris-Roubaix: Tim van Dijke – 16º lugar
Liège-Bastogne-Liège: Benoot Novamente em Destaque
Na Valônia, Tiesj Benoot voltou a liderar os esforços da Visma-Lease a Bike. Ele conquistou um 12º lugar na Liège-Bastogne-Liège, um resultado que, embora sólido, foi o melhor que a equipe conseguiu alcançar no outro monumento de 2024.
Melhor classificação na Liège-Bastogne-Liège: Tiesj Benoot – 12º lugar