Polêmica envolve lançamento de bicicleta da Factor Bikes, empresa recebe carta solicitando cessação e desistência
O recente lançamento do modelo “OSTRO VAM Scarab”, pela Factor Bikes, gerou uma controvérsia entre dois fabricantes, devido à similaridade de nome com a marca colombiana Scarab Cycles, apesar da marca britânica não apresentar nenhum adesivo ou logotipo acoplado à bicicleta que lembre a marca colombiana.
Pintura da Factor no escaravelho
A empresa britânica afirma que o nome do modelo é relacionado à resistência da pintura. “A pigmentação iridescente da tinta é inspirada na carapaça colorida do escaravelho”.
“Tão bonita em repouso quanto em movimento, é uma armação que vai inspirar você a pedalar mais e redesenhar seus limites”, afirmou a empresa em seu canal do Instagram.
Carta de cessação e desistência
A Scarab Cycles, conhecida por suas bicicletas artesanais, demonstrou preocupação com as semelhanças entre sua identidade e a nova bicicleta apresentada pelo fabricante britânico Factor.
Fundada há mais de 6 anos, a Scarab Cycles conquistou prestígio global pela produção de bicicletas em sua fábrica na Colômbia, valorizando o artesanato e designs ousados.
Em resposta ao lançamento da Factor, a Scarab Cycles enviou uma carta de cessação e desistência solicitando que a rival interrompesse o uso do nome e logotipo “Scarab” em associação ao modelo.
“Nosso nome e logotipo são marcas registradas na Colômbia, o que os torna uma parte legalmente protegida e reconhecível da identidade da empresa”, afirmou a marca colombiana.
“Isso não é, e nunca foi, uma colaboração”
Em uma declaração pública, a Scarab Cycles esclareceu a confusão gerada pelo lançamento:
“Recebemos mensagens de membros da mídia que presumiram que isso era uma colaboração. Para deixar claro: isso não é – e nunca foi – uma colaboração”.
“O histórico da Factor de parcerias com artistas e designers conhecidos, como Paul Smith, David Millar e Hatsune Miku, levou compreensivelmente a essa suposição, mas a Scarab Cycles não é afiliada à Factor Bikes de forma alguma.”
“Solução simples”, afirma a Scarab Cycles
A marca colombiana também destacou que a correção do problema seria simples:
“Como o logotipo e o nome não foram aplicados ao produto em si, acreditamos que é simples e econômico para a Factor corrigir esse erro.”
Apesar da polêmica, a Scarab Cycles mantém uma postura conciliadora e otimista sobre o desfecho do caso:
“Continuamos otimistas de que essa questão pode ser resolvida amigavelmente para que ambas as marcas possam continuar se concentrando no que fazemos de melhor: criar bicicletas excepcionais para ciclistas do mundo todo”, finalizou a marca colobiana.
A empresa britânica ainda não se posicionou de forma oficial sobre a questão.