Em 30 de novembro de 2022, a comunidade ciclística mundial ficou profundamente abalada pelo trágico falecimento de Davide Rebellin. O veterano ciclista italiano estava em um treinamento de rotina, quando, de forma abrupta, foi atropelado por um caminhão, resultando em sua morte.
Rebellin morreu no local dos ferimentos. Ele estava aposentado do ciclismo há apenas um mês. O motorista do caminhão, um alemão de 62 anos, seguiu para a Alemanha imediatamente após o acidente. Graças ao mandado de detenção europeu, foi detido ali, mas foi libertado poucos dias depois.
Com base na análise de vídeos e depoimentos de testemunhas, a polícia italiana decidiu prendê-lo novamente. Na manhã de sexta-feira ele teria sido preso na passagem de Brenner, na fronteira entre a Áustria e a Itália.
Muitas Vitórias do italiano
Davide Rebellin teve uma bela lista de conquistas e marcou especialmente nos clássicos montanhosos. Ele venceu a Fleche Wallone três vezes, a Liège-Bastogne-Liège uma vez e a Amstel Gold Race uma vez. Ele também conquistou a vitória geral na Paris-Nice e a Tirreno-Adriatico. No total, ele conquistou 62 vitórias profissionais. Ele encerrou sua vitoriosa carreira aos 51 anos.