Portugal sediará a largada da inédita O Gran Camiño 2025, Jonas Vingegaard é o atual Bi Campeão da competição
Com o fim da Vuelta a España, os olhares se voltam para outra prova de grande destaque na Península Ibérica: O Gran Camiño. Realizada desde 2022 na Galícia, a competição (UCI 2.1) terá um novo diferencial em 2025, incluindo pela primeira vez uma etapa inicial em Portugal.
Essa novidade, que reforça a internacionalização do evento, foi anunciada pela organização, liderada pelo ex-ciclista Ezequiel Mosquera em uma reunião com o presidente da Xunta de Galicia, Alfonso Rueda.
Pela primeira vez a competição terá 5 etapas
Pela primeira vez, O Gran Camiño incluirá uma “Gran Salida” em território português, antes de entrar em em território espanhol, para a realização das etapas nas quatro províncias da Galícia.
A prova será realizada de 26 de fevereiro a 2 de março, com um total de 5 etapas, uma a mais do que nas edições anteriores. O cronograma exato da competição ainda não foi divulgado, no entanto, algumas fontes indicam que a largada acontecerá na cidade do Porto.
“A volta internacionaliza-se ao cruzar a fronteira, estreitando os laços com o país vizinho e com os Camiños portugueses”, escreve a organização da prova, através do ex-ciclista Ezequiel Mosquera em um comunicado oficial. “Queremos também desfrutar do país que tem sido tradicionalmente o local onde muitos ciclistas galegos são bem-vindos”, complementou Mosquera.
Jonas Vingegaard venceu em 2023 e 2024
O governo regional da Galiza, por meio da Xunta de Galicia, apoia a iniciativa de Mosquera, vendo-a como uma oportunidade para promover a excelência regional. Nos últimos três anos, a competição foi vencida por grandes nomes do ciclismo, como Alejandro Valverde (2022) e Jonas Vingegaard (2023 e 2204).
Em 2024, a prova reuniu mais uma vez um grande start list. Nomes como Jonas Vingegaard, Lenny Martinez, Egan Bernal, Richard Carapaz, Cian Uijtdebroeks, David Gaudu, entre outros elevaram o nível da competição, vencida por Jonas Vingegaard. O dinamarquês venceu nada menos que 3 das 4 etapas da edição passada da competição.
Confira o anúncio oficial
🚴♂️@AlfonsoRuedaGal recibe o maillot amarelo do gañador do @ograncamino_igt, Jonas Vingegaard
— Xunta de Galicia (@Xunta) November 12, 2024
➡️A edición do ano que vén terá unha etapa máis e comezará en Portugal
ℹ️ https://t.co/CiFWULjU4d pic.twitter.com/PBeHNocIlV