Presidente da UCI recebe fortes críticas em mensagem de final de ano, dirigente esquece mortes durante temporada; confira o vídeo
David Lappartient, presidente da UCI (União Ciclística Internacional), gerou polêmica com seu discurso de final de ano, transmitido pelos canais oficiais da entidade. Embora tenha exaltado 2024 como um “grande ano” para o ciclismo, ele foi amplamente criticado por ignorar tragédias que marcaram a temporada, como os falecimentos dos ciclistas Muriel Furrer e André Drege.
Um “grande ano” sem menções às tragédias
No discurso, Lappartient descreveu o ano passado como uma “época magnífica para o nosso desporto”, destacando performances de atletas como Tadej Pogacar e Mathieu van der Poel, que brilharam em grandes competições. Contudo, sua fala não mencionou os ciclistas que perderam a vida durante provas em 2024.
Muriel Furrer faleceu após um grave acidente durante uma descida no Campeonato Mundial na Suíça, enquanto André Drege perdeu a vida após um incidente no Tour da Áustria. A ausência dessas menções causou revolta entre fãs e jornalistas esportivos, que esperavam uma homenagem ou reconhecimento por parte do presidente da UCI.
Críticas contundentes de jornalista belga
O jornalista belga, Jonas Creteur destacou a omissão de Lappartient, no caso das mortes dos ciclistas André Drege e Muriel Furrer.
“Neste ‘incrível ano’ dois ciclistas morreram (Andre Drege, Muriel Furrer). Nem uma simples menção sobre eles ou sobre a segurança nas estradas para os ciclistas” postou o jornalista, que complementou “Mas: Campeonato Mundial em Ruanda (que pode ajudá-lo a se tornar presidente do Comitê Olímpico Internacional”.
Johan Bruyneel não poupou críticas
Suas críticas encontraram eco em figuras importantes do ciclismo, como Johan Bruyneel. O ex-diretor de equipe não poupou palavras ao criticar o chefe da UCI.
“Este homem só se preocupa com sua própria autopromoção. Tudo o que ele faz e diz é para apoiar a sua fama pessoal e política. Como dizemos em flamengo: Alguém que consegue vender a própria mãe. Foram as pessoas que trabalharam em estreita colaboração com ele que lhe deram esta qualificação.”
Além dele, Benji Naesen, um dos principais criadores de conteúdo do atual cenário do ciclismo profissional comentou o post com fortes críticas ao presidente da UCI.
“Eu preciso relembrá-lo da morte de Muriel Furrer, durante o Campeonato Mundial?”
Confira a mensagem de David Lappartient
As we close the chapter on 2024, we now look ahead to 2025 with optimism and excitement. A year that will mark a historic milestone in cycling: the first-ever UCI Road World Championships in Africa, to be held in Rwanda.
— David Lappartient (@DLappartient) December 23, 2024
I would like to extend my best wishes to the entire… pic.twitter.com/SUDBM6o1E2