Primož Roglič decidiu não participar do Tour de France deste ano. O vencedor da última edição do Giro d’Italia anunciou sua decisão em uma entrevista coletiva na segunda-feira, em Ljubljana, capital de sua terra natal, Eslovênia. O ciclista da equipe Jumbo-Visma está focado em buscar sua quarta vitória geral na Vuelta a España, após um Giro bem-sucedido.
Hoje, Primož Roglič, de 33 anos, foi homenageado em sua terra natal, a Eslovênia, três semanas após conquistar a vitória no Tour da Itália. No domingo, ele também foi o convidado de honra do Tour da Eslovênia. Em uma conferência de imprensa após a homenagem, o orgulho esloveno falou sobre seus próximos meses no ciclismo. “O Tour de France não está nos meus planos, assim como os campeonatos nacionais”, afirmou Roglič de forma clara.
O experiente ciclista do Tour está focado no último Grand Tour da temporada. “Provavelmente, participarei da Vuelta a España, que será minha próxima corrida.” Roglič buscará sua quarta vitória na Vuelta, depois de triunfar nos anos de 2019, 2020 e 2021. No ano passado, ele travou uma intensa batalha com Remco Evenepoel, mas um acidente na última semana atrapalhou seus esforços.
Ainda não há informações claras sobre a preparação de Roglič para a Vuelta, mas é certo que o ciclista esloveno não participará dos Campeonatos Mundiais. “Isso não se encaixa no meu planejamento para a Vuelta. Foi uma decisão acordada com a equipe. Não é viável competir sem uma preparação adequada. Sem uma boa preparação, não consigo aproveitar a corrida ao máximo”, afirmou Roglič.