Principal gregário de Remco Evenepoel pode desistir de aposentadoria “estava muito cansado, agora me sinto ótimo”
Mikel Landa (Soudal Quick-Step), já se prepara para a temporada de 2024 em Calpe, na Espanha. Após um período de férias, o espanhol de 35 anos admite estar com “alguns quilos a mais”, mas encara essa fase com bom humor.
Durante uma conversa no podcast de ciclismo do jornal espanhol Marca, Landa brincou sobre o período de descanso: “Sim, ganhei peso, seria estranho se não ganhasse. Eu me permiti todos os pecados”. Apesar disso, ele está determinado a transformar a nova temporada em mais um ano de sucesso.
De capitão na Bahrain Victorious à gregário de Remco Evenepoel
A mudança de Mikel Landa para a Soudal Quick-Step, após 4 temporadas na Bahrain Victorious, onde era capitão, agitou o início da temporada passada. Em 2024, o ciclista passou a desempenhar um papel fundamental no apoio a Remco Evenepoel e ainda conquistou resultados expressivos individualmente.
O basco foi vice-campeão da Volta a Catalunya em março, perdendo somente para o imbatível Tadej Pogacar. Já no segundo semestre, ele conquistou um sólido 5º lugar no Tour de France e 8º lugar na Vuelta a España.
“Gostaria de voltar ao Giro d’Italia”
Landa está animado com os desafios que virão e, mais uma vez, adaptará seu calendário às necessidades de Evenepoel em 2025.
Ainda assim, ele mantém o desejo de retornar ao Giro d’Italia, onde já triunfou em 3 etapas e venceu a Classificação de Montanha em 2017. “Gostaria de voltar ao Giro, mas temos que ver se isso pode ser combinado com os desejos da equipe”, ponderou.
A decisão sobre as provas que disputará será feita em conjunto com o time, considerando o equilíbrio entre suas ambições pessoais e o apoio a Evenepoel, especialmente durante o Tour de France.
Último ano no ciclismo profissional?
Mesmo com o olhar no futuro, Landa falou sobre o possível encerramento de sua carreira. Durante o Campeonato Mundial em Zurique, ele sugeriu que 2025 poderia ser seu último ano no ciclismo, mas sua perspectiva parece ter mudado, conforme ele revelou ao Marca.
“Não sei. Agora não é hora de pensar nisso. Estou começando com muito entusiasmo, e já é um ótimo começo”.
“Quando você está cansado, como eu estava depois da temporada, você vê as coisas de forma diferente. Acabei de chegar de férias e me sinto ótimo. Ainda tenho contrato para o próximo ano, depois disso decidiremos”, finalizou Mikel Landa, de 35 anos.