Qual o país mais fanático pelo Tour de France? Você vai se surpreender o que uma pesquisa revelou
O profissional de marketing esportivo holandês, Jonathan den Boon, administra o site sport-watching.nl. Lá ele faz visões gerais úteis sobre onde e quando você pode assistir esportes na TV, mas também realiza pesquisas sobre o mundo vê o esporte.
Nesse contexto, ele pesquisou o último Tour de France e fez algumas descobertas interessantes que obteve com base no Google Trends, sistema de medição do gigante das buscas.
Ele escreveu, por exemplo, que o documentário da Netflix sobre o Tour ainda não havia despertado o interesse mundial e que o interesse pelo Tour, no mundo foi maior no dia em que Wout Poels venceu sua etapa de montanha. Ele fez isso em um dia de fim de semana e sempre há mais pessoas interessadas em provas de montanha, o que explica algumas coisas.
Mas em quais países o interesse pelo Tour de France foi maior? Jonathan também fez um belo gráfico disso. E acrescenta: “Nesta estatística olhamos para a porcentagem por habitante. Portanto, não é o caso que mais dinamarqueses do que franceses estejam interessados no Tour de France. Em julho passado, houve 5 milhões de buscas por ‘Tour de France’ no Google na França, na Dinamarca foram 673.000 buscas.”
Ele também explica que o interesse costuma ser maior quando um compatriota se sai bem. Isso explica a posição número um dinamarquesa. “Se olharmos para outras edições, também vemos que o interesse é maior quando um compatriota faz sucesso. No Tour de 2019, o interesse pela França aumentou quando Alaphilippe estava com a camisa amarela até a etapa 19.”
Em 2018, um efeito Tom Dumoulin foi perceptível na Holanda. O holandês terminou em segundo na classificação geral, atrás de Geraint Thomas.