Qual o salário médio no Tour de France?
Determinar o salário médio de um ciclista é uma tarefa difícil devido à falta de divulgação oficial por parte das equipes de ciclismo. No entanto, algumas informações podem vazar ocasionalmente. Um exemplo disso é o salário do ciclista mais bem pago atualmente, Tadej Pogačar, líder da UAE Team Emirates, que recebe um valor impressionante de 6 milhões de euros por ano. Outro ciclista que tem sua remuneração divulgada é, Mathieu van der Poel, da equipe Alpecin-Deceuninck, possuindo um salário considerável, sendo remunerado com 2 milhões de euros por ano.
É importante ressaltar que esses valores são específicos para esses ciclistas e não representam a média salarial da categoria como um todo.
Além disso, de acordo com o site holandês Manlyé, existe um salário mínimo estabelecido pela União Ciclística Internacional (UCI) para ciclistas profissionais. Esse valor mínimo se aplica aos pilotos contratados por equipes no nível mais alto do ciclismo profissional, o WorldTour. Atualmente, o salário mínimo estabelecido é de 32.102 euros. No entanto, é importante ressaltar que esse valor está sujeito a mudanças ao longo do tempo. De fato, está previsto um aumento progressivo do salário mínimo nos próximos anos. Em 2024, o salário mínimo será de 35.000 euros, e em 2025, ele subirá para 38.000 euros. Essas atualizações visam garantir uma remuneração justa e adequada para os ciclistas profissionais.
Ainda de acordo com a mesma fonte, o salário médio de um ciclista profissional que não ocupa uma posição de destaque, não ganha com frequência ou faz parte de uma equipe menor é estimado em cerca de 200.000 euros por ano, de acordo com várias fontes. No entanto, é importante observar que esses valores podem variar dependendo de vários fatores, como a experiência do ciclista, a equipe em que ele está, seu desempenho anterior e outros aspectos contratuais.
Não podemos esquecer também, que durante o Tour de France, o evento de ciclismo mais prestigioso, onde apenas as melhores equipes e ciclistas são elegíveis para competir, a média salarial é ainda maior. Estima-se que o salário médio anual de um ciclista que participa do Tour de France seja de cerca de 280.000 euros. Essa diferença reflete a importância e a visibilidade desse evento em particular, além do prestígio associado a ele. Vale ressaltar que esses valores são aproximados e estão sujeitos a flutuações, pois os picos dos ciclistas podem variar dependendo de diferentes fatores contratuais e impactos individuais.
O ciclista Biniam Girmay é um exemplo dessa valorização após bons resultados. Logo após sua vitória na Gent Welvegen em 2022, fontes informaram, que o eritreo da Intermarché – Circus – Wanty recebeu um aumento salarial. O Ciclista passaria assim, a receber 1 milhão de euros/ano.