Quatro equipes do WorldTour disputam contratação de jovem fenômeno dinamarquês, de apenas 17 anos
Albert Withen Philipsen tem apenas 17 anos, mas já atrai a atenção das principais equipes de ciclismo, ansioso por recrutar talentos promissores da Dinamarca. De acordo com o empresário Alex Carera, em uma entrevista ao Ekstra Bladet, há quatro equipes que estariam considerando a contratação de Philipsen.
“A situação é clara”, diz Carera, que também é empresário de Tadej Pogacar. “Restam quatro equipes e elas têm uma chance de contratar Albert Philipsen para o futuro. Isto diz respeito à INEOS Grenadiers, Lidl-Trek, BORA-hansgrohe e UAE Team Emirates”.
Em setembro, segundo Carera, ainda havia seis equipes na disputa. Além das equipes citadas, estavam na disputa Alpecin-Deceuninck e Jumbo-Visma .
Carera pensa que mais ficará claro antes do final do ano, mas afirma que ainda não pode ser feita nenhuma escolha. Isto se deve em parte à saída do chefe INEOS Grenadiers, Rod Ellingworth.
Serie de condições para a contratação
Carera também possui uma lista de condições. “Tem que haver um patrocinador de longo prazo. Precisamos de certeza. Em segundo lugar, o treinador do Albert, Barry Augustyn, tem de estar presente”.
“Ele não é apenas um treinador, ele também é importante no aspecto mental. O terceiro ponto é o papel na equipe e o quarto é a equipe de Mountain Bike. Porque ele não só tem que andar na estrada, mas também no Mountain Bike.”
Equipe de Treinamento inicial pode ser uma possibilidade
Philipsen deverá estrear em 2025. Em princípio, ele daria imediatamente o passo para um WorldTeam, mas Carera também vê outra possibilidade.
“Para 2025, a ideia é que ele corra seis meses com uma equipe de treinamento e depois seis meses com a WorldTeam.” Porém, isso não é uma certeza, pois a INEOS Grenadiers por exemplo, atualmente não tem uma equipe de treinamento.
2023 um ano de domínio no cenário mundial
Philipsen teve uma temporada particularmente bem-sucedida. O atleta júnior, que está no seu primeiro ano na categoria, sagrou-se Campeão Mundial de Estrada, Campeão Europeu de Estrada e Campeão Europeu e Mundial de Mountain Bike. Ele também é Campeão de Estrada e Contrarrelógio da Dinamarca.