Questões políticas ameaçam largada do Giro d’Italia 2025, organização promete esclarecimentos em breve
A RCS, organizadora do Giro d’Italia, anunciou que a apresentação do percurso, inicialmente prevista para 12 de novembro, será adiada. A decisão levanta dúvidas, sobre a possibilidade da Grande Partenza ocorrer na Albânia, conforme inicialmente planejado.
Com questões políticas entre a Itália e a Albânia, surge a possibilidade da Sicília ser a nova opção para o início do evento.
Incertezas sobre a Grande Partenza na Albânia
Segundo informações do site Cicloweb, a largada do Giro d’Italia na Albânia está comprometida. Embora a RCS tenha afirmado que “não há alteração nos planos” por meio do seu diretor-geral, Paolo Bellino, a situação política parece estar desestabilizando as decisões da organização.
“A dinâmica política das últimas semanas complicou a relação entre Itália e Albânia”, relatou o site italiano Cicloweb, o que poderia impactar a logística da Grande Partenza.
A tensão política entre a Itália e a Albânia
O motivo do debate entre os dois países envolve uma recente proposta do governo italiano de acomodação de requerentes de asilo permanecerem na Albânia, mediante uma taxa.
Os primeiros migrantes já tinham sido transferidos para um centro de acolhimento na Albânia, mas o tribunal de Roma decidiu que essas pessoas têm direito a um pedido regular de asilo, na Itália.
Conforme destaca o Cicloweb, “os acordos políticos estavam relacionados com o início do Giro d’Italia”, o que levanta questões sobre o impacto dessas mudanças políticas no evento.
Sicília seria a alternativa
Diante das incertezas em relação à Albânia, a Sicília desponta como uma possível alternativa para a Grande Partenza. Fontes da Cicloweb citam que cidades como Palermo, Agrigento, Ragusa e Messina poderiam receber as três etapas iniciais do Giro.
De acordo com o portal, “a primeira etapa muito provavelmente largará em Trinacria, ao que parece”, referindo-se à Sicília, de onde o evento partiria para a região da Apúlia após as três etapas iniciais na ilha.
Organização do Giro emitirá um comunicado
Apesar das especulações, Paolo Bellino, diretor-geral da RCS, reafirma não haver mudança nos planos.
“Não há mudança de planos, nem qualquer problema com a Albânia”, disse ele ao Tuttobiciweb.
“A conferência de imprensa em Roma só foi adiada devido a um problema técnico da nossa parte. Não posso dizer mais nada porque teremos um comunicado de imprensa em breve”, finalizou Bellino.