Lenda do ciclismo fala sobre domínio de Tadej Pogacar “há outros ciclistas que podem enfrentá-lo”

Aos 56 anos, Laurent Jalabert segue sendo uma referência no mundo do ciclismo, tanto pelo seu passado glorioso, quanto pelo estilo de vida ativo que mantém até hoje.

“Treino várias vezes por semana, só para manter as boas sensações e por questão de me sentir bem”, declarou o francês, que venceu 3x a paris-Nice, 17 etapas da Vuelta, conquistou o título de Rei da Montanha no Tour de France em 2001 e 2002, entre outras vitórias em Clássicas.

Com um olhar atento às mudanças no cenário do ciclismo, Jalabert falou sobre as novas potências do esporte e o período de seca enfrentado por países tradicionais, como França e Espanha, em comparação ao domínio de nações emergentes, como a Eslovênia de Tadej Pogacar e Primoz Roglic.

girodociclismo.com.br rei da montanha do tour de france fala sobre dominio de tadej pogacar ha outros ciclistas que podem enfrenta lo image 2
Tadej Pogacar e Primoz Roglic

“Há outros ciclistas que podem enfrentar Tadej Pogacar”

“Em cada era, há um ciclista que é muito superior aos outros. Agora é Pogacar, que é um fenômeno”, afirmou Jalabert em entrevista ao jornal espanhol Marca. “Mas ele não está sozinho. Há outros ciclistas que podem enfrentá-lo e que o fizeram no passado”.

“Tudo pode acontecer no ciclismo. Pogacar é agora o mais forte, mas você nunca sabe quanto tempo essa situação pode durar”, alertou o ex-ciclista, que acumulou nada menos que 135 vitórias na carreira profissional.

girodociclismo.com.br rei da montanha do tour de france fala sobre dominio de tadej pogacar ha outros ciclistas que podem enfrenta lo image 5

“É preciso um campeão e não apenas de bons ciclistas”

Questionado sobre a situação do ciclismo francês, Jalabert foi direto: “Sou o último francês a vencer um Grand Tour e foi em 1995 (Vuelta a España), então estamos piores que os espanhóis”, brincou.

“Na Espanha sempre há bons ciclistas. Agora também há, mas vencer um Grand Tour é outra coisa. Ayuso e Carlos Rodríguez podem fazer isso, especialmente Juan. O que acontece é que no ciclismo hoje, que é mais explosivo, há muita competição. Você precisa de um grande campeão e não apenas de bons ciclistas.”

A França viu promessas como Thibaut Pinot e Romain Bardet despontarem, além de performances inspiradas de Thomas Voeckler e Julian Alaphilippe, que quase triunfaram no Tour de France.

girodociclismo.com.br rei da montanha do tour de france fala sobre dominio de tadej pogacar ha outros ciclistas que podem enfrenta lo image 6
Jalabert no pódio da Vuelta a España 1995, acompanhado de Johan Bruyneel (esq.) e Abraham Olano (dir.)

Lenny Martínez e o sonho de um novo campeão francês

Jalabert deposita suas esperanças no jovem talento Lenny Martínez (Bahrain Victorious), que pode ser o próximo francês a vencer uma Grand Tour. “Vamos torcer para que esse novo campeão do Grand Tour francês já esteja no pelotão. [Lenny] Martínez promete muito, mas o caminho é difícil para todos. Vamos ver se ele consegue chegar mais alto do que está agora”, finalizou Laurent Jalabert.

girodociclismo.com.br rei da montanha do tour de france fala sobre dominio de tadej pogacar ha outros ciclistas que podem enfrenta lo image 8
Lenny Martinez é a nova contratação da Bahrain Victorious, após 2 anos no World Tour com a Groupama-FDJ
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.