Remco Evenepoel dá detalhes sobre a vitória na Brabantse Pijl “Eu me surpreendi, é claro”; assista a entrevista
Remco Evenepoel mal podia acreditar no feito que acabara de alcançar. O líder da Soudal Quick-Step protagonizou um retorno triunfal ao vencer a Brabantse Pijl, superando ninguém menos que Wout van Aert em um emocionante sprint final.
“Vencer Wout van Aert num sprint… pensei que já tinha sido derrotado”, confessou um incrédulo Evenepoel em entrevista logo após cruzar a linha de chegada.
“Pensei que tinha perdido, mas você sempre tem que correr para vencer”
A vitória não apenas marcou o retorno do jovem talento, mas também o fez de forma categórica, batendo um dos nomes mais fortes do ciclismo mundial em um tipo de chegada que, teoricamente, não lhe favorecia.
“Isso é incrível. Eu já sabia nos últimos dias que estava muito bem, mas quando você fica sozinho com Wout de tão longe e ele está em forma… O fato de eu poder vencê-lo em um sprint neste percurso, o que não é realmente a minha praia, é muito bom”.
“Eu pedalei os últimos 2 km na frente e pensei que tinha perdido, mas você sempre tem que correr para vencer”, detalhou o belga, ainda visivelmente emocionado.
Eu não tinha certeza contra um Wout van Aert
Evenepoel soube aproveitar uma pequena brecha e transformá-la em ouro, impulsionado por uma confiança surpreendente mesmo diante de um adversário do calibre de Van Aert.
“Eu confiei, depois de uma corrida difícil e sabendo que me tornei mais explosivo nos últimos anos. É claro que eu não tinha certeza contra um Wout, que venceu sprints em massa. Mas você sempre tem que tentar e eu provo isso aqui com a vitória.”

“Eu me surpreendi, é claro”
Próximo a seu retorno no Brabantse Pijl, Evenepoel já havia revelado o período desafiador que enfrentou, chegando a cogitar a desistência. Sua vitória ganha contornos ainda mais impressionantes diante desse contexto.
“Eu me surpreendi, é claro. Tive dias ruins no treinamento, mas nas últimas semanas em altitude na Sierra Nevada com a equipe, minha confiança aumentou e senti que estava melhorando cada vez mais. O treinamento de alta intensidade correu bem, mas vencer na volta é sempre difícil.”

“Isso dá confiança para o que está por vir. Voltei”
A vitória no Brabantse Pijl reafirma o status de fenômeno de Evenepoel no ciclismo mundial. Agora, as atenções se voltam para as próximas clássicas: Amstel Gold Race, Flèche Wallonne e Liège-Bastogne-Liège. O ciclista fez questão de agradecer o apoio crucial que recebeu em sua preparação.
“Tenho que agradecer ao meu pai, que me levou ao limite na scooter durante os 2 últimos treinos e valeu a pena. É incrível começar a temporada com uma vitória como essa”.
“Tenho treinado muito aqui na região, para ter um bom desempenho. Isso também valeu a pena. Isso dá confiança para o que está por vir, isso é muito bom. Voltei.”
Relembre a vitória de Remco Evenepoel
Remco Evenepoel qui tape Wout Van Aert dans un sprint à 2 non c'est fort de la part de Remco mais Wout ça m'attriste #DBP25 pic.twitter.com/Ysw1qTFRK8
— Cycling Legend (@CyclingLegend_) April 18, 2025
Vitória é um presente aos fãs e amigos
O triunfo de Evenepoel carregou também uma forte carga emocional, dedicada a uma pessoa especial. “Durante o treino, minha frequência cardíaca subiu para 190, mas hoje foi para 200. Então, esse frescor está lá”.
“Este foi um belo presente para retribuir a todos os fãs ao longo do caminho, aos meus amigos e familiares e ao melhor amigo dos meus pais, que faleceu recentemente. Ele normalmente sempre comparece às competições, mas hoje sua esposa e filho estavam lá pela primeira vez sem ele. Doeu muito pegá-los depois do final. Esta foi para Pascal.”

“Novos capítulos desbloqueados”
Com a vitória no Brabantse Pijl, Remco Evenepoel não apenas selou um retorno memorável, mas também enviou um recado claro aos seus rivais para as próximas importantes provas.
“Novos capítulos foram desbloqueados com uma vitória em sprint contra Wout e respostas às perguntas que tínhamos”, concluiu o belga, com um sorriso confiante, após a cerimônia de premiação.