Remco Evenepoel descreve lesões e admite mudança no planejamento “sofri mais que na queda na Volta ao País Basco”

O bicampeão olímpico Remco Evenepoel deixou o hospital em Herentals, após o grave acidente de treino ocorrido nesta terça-feira. A principal estrela da Soudal Quick-Step passou por uma cirurgia na clavícula, mas as consequências do acidente vão muito além disso.

Além da clavícula deslocada e com ligamentos rompidos, ele sofreu múltiplas lesões, incluindo uma costela quebrada, omoplata danificada, hematomas pulmonares e uma mão lesionada.

“Sofri mais que na queda na Volta ao País Basco”

Em entrevista à VTM News, Evenepoel reconheceu o impacto do acidente em sua carreira. “Sofri muito mais do que depois da minha queda na Volta ao País Basco. Também há mais ferimentos”.

“Eles (equipe médica) tiveram que fazer um trabalho sério, em particular naquela clavícula deslocada, onde todas as articulações estavam rompidas. Precisarei de mais tempo de recuperação do que então”, comentou o ciclista belga.

girodociclismo.com.br remco evenepoel admite profunda mudanca no planejamento sofri mais que na queda na volta ao pais basco image 3
Evenepoel ao sair do hospital em Herentals, Bélgica

“Não será possível andar de bicicleta em dezembro”

Evenepoel enfrentará um longo período de recuperação, o que inclui limitações físicas significativas até o final do ano. “Dezembro será um mês longo, porque não poderei fazer quase nada durante ele. Certamente não em termos de tensão no ombro, andar de bicicleta também não é possível”, afirmou.

O ciclista também explicou como será o monitoramento de sua recuperação. “Novos exames avaliarão os danos e determinarão o processo que deverá ser seguido. A partir daí espero poder começar a treinar nos rolos e fazer um trabalho de fisioterapia mais intensivo. Passo a passo. Mas é melhor assim do que tentar ir rápido demais e prejudicar minha cura”, admite Evenepoel.

girodociclismo.com.br remco evenepoel admite profunda mudanca no planejamento sofri mais que na queda na volta ao pais basco image 4
Detalhe identifica o Bi Campeão Olímpico

Alterações no planejamento da temporada

A cirurgia e o período de reabilitação terão grandes implicações no planejamento da temporada de 2025. “Melhor agora do que, digamos, abril. É isso que me preocupa, porque então teria sido difícil chegar ao Tour de France. Vai ficar tudo bem. Também não tenho outra opção. A situação é o que é. Não posso mais entregá-los, infelizmente”, declarou Evenepoel.

Inicialmente, o ciclista planejava iniciar a temporada no primeiro fim de semana de março. No entanto, ele confirmou que essa estreia será adiada.

“Em termos de formação, veremos o que ainda é possível em março. Agora só temos que esperar para ver. Faltarei ao Training Camp de dezembro e o de janeiro também está ficando difícil de conseguir. Até lá só estarei rodando por algumas horas e ainda terei muito trabalho físico para fazer”, finalizou Remco Evenepoel.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.