Remco Evenepoel, o campeão nacional da Bélgica, iniciou o ano de 2024 da melhor forma possível, conquistando uma vitória impressionante na Figueira Champions Classic, após um voo solo de 55 quilômetros, Remco confirmou o seu favoritismo na competição.
“O ataque foi uma inspiração do momento, porque percebi que tinha cada vez menos colegas de equipe ao meu redor”, disse Evenepoel. Ele destacou que o ataque decisivo foi sólido e que se sentiu bem durante a corrida, considerando isso um bom começo para a temporada.
Confusão durante entrevista
A conversa com Evenepoel, que foi chamado ao pódio quatro vezes, foi brevemente interrompida por um insistente assessor de imprensa em Portugal. Após uma pequena disputa sobre se perguntas em holandês eram permitidas, o vencedor do dia retomou a conversa.
“Esse ataque? Sim, estava tudo sob controle desde o início. Quando comecei a subida, vi que tinha uma boa distância, então isso é um bom sinal. Foi um bom ponto para atacar também. Acho que todo mundo pensou que eu atacaria nesse ponto de inclinação, mas..”.
“Sim, foi uma inspiração do momento. Eu não sei (risos). Foi um pedaço muito difícil. Poucos segundos antes, eu tinha olhado para trás e vi alguns espaços surgindo no pelotão. Era a hora certa para partir.”
Gesto enigmático
“É sempre bom ganhar de imediato”, afirmou Evenepoel. “Especialmente da maneira como fiz, com um bom ataque e conseguindo mantê-lo. Isso é bom para o que vem pela frente. Agora é tentar manter a forma e recuperar alguns dias, pois uma corrida importante está chegando”.
“Para quem eu liguei na linha de chegada? (risos) Aquilo não foi uma chamada, mas baseado na celebração de um tenista (o jovem americano Ben Shelton, que significa que ele está ‘conectado’). Achei isso bonito e por isso tive a ideia de fazer isso imediatamente.”