Remco Evenepoel admite superioridade de rivais “melhorei, mas há dois melhores, Pogacar e Vingegaard são minhas referências”
Com o encerramento da temporada de ciclismo de 2024, as equipes já começaram a planejar as melhorias para a próxima temporada, e isso não é diferente para a Soudal Quick-Step.
Remco Evenepoel, o principal nome da equipe belga, está focado em um desempenho ainda melhor em 2025, especialmente no Tour de France, e espera mais comprometimento de seus companheiros para alcançar esse objetivo, conforme ele revelou ao jornal Het Nieuwsblad, durante a festa gala do Troféu Flandrien, onde ele recebeu pela 5ª vez consecutiva o principal prêmio.
“Gostaria de vencer um Grand Tour novamente”
“O Tour não é um brinquedo. Não é fácil conseguir uma classificação lá. Todo mundo realmente tem que estar 110 por cento. Não vou dizer que este ano não foi bom, mas acho que poderia ter sido melhor. Então estou falando sobre o nível de forma de alguns ciclistas”, afirmou o ciclista.
Evenepoel é claro em relação às suas ambições para os Grand Tours. nos próximos anos. Ele acredita que o seu terceiro lugar no Tour de 2024 foi apenas o começo e o motiva a buscar conquistas ainda maiores.
“Meu 3º lugar no Tour me motivou enormemente a fazer mais em um Grand Tour. Não importa qual, mas… eu gostaria muito de ter a sensação de vencer um Grand Tour novamente. Então esse será o foco”, afirmou.
“Há dois melhores, Pogacar e Vingegaard são pontos de referência”
O ciclista também falou sobre o seu desempenho em provas de Contrarrelógio e nas grandes escaladas, nas quais acredita estar próximo dos melhores do mundo.
“Na temporada passada dominei os Contrarrelógios. Notei também que estou entre os melhores escaladores, mas há dois ainda melhores. Pogacar e Vingegaard são meus novos pontos de referência.”
“Meus objetivos são vencer o Giro e o Tour”
Aos 25 anos, Evenepoel sente que está entrando em uma fase decisiva na sua carreira e que precisa aproveitar esse momento.
“Pode-se dizer que sou jovem e ainda tenho tempo para vencer grandes torneios, mas estou completando 25 anos. Talvez faça isso por mais cinco ou seis anos, então a hora é agora”, refletiu o belga. E, com objetivos claros para o futuro, ele acrescenta: “Todos sabem que os meus objetivos são vencer o Giro e o Tour, por isso quero investir totalmente nisso.”
“Precisamos elevar nosso nível” afirma diretor da Soudal Quick-Step
Patrick Lefevere, gerente de equipe, confirmou o ponto levantado por Evenepoel. O próprio Lefevere registra que a Soudal Quick-Step precisa de ajustes para competir de igual para igual com equipes de alto nível como a Visma-Lease a Bike e a UAE Team Emirates.
“Se quisermos ser competitivos contra equipes como a Visma-Lease a Bike e a UAE Team Emirates, devemos elevar coletivamente o nosso nível”, explicou Lefevere. “Mas eles sabem disso. Logo após o Tour de France também afirmei que esse era o principal ponto de melhoria. Cabe aos ciclistas e supervisores aperfeiçoar isso.”