No episódio mais recente do podcast Kop over Kop do Eurosport, os analistas Jeroen Vanbelleghem, Jan Hermsen e Bobbie Traksel discutiram o desempenho de várias equipes do WorldTour, com destaque para a Soudal Quick-Step e seu principal ciclista, Remco Evenepoel.
A conversa girou em torno das dificuldades enfrentadas pelo belga, especialmente após sua queda recente e o impacto desse período de recuperação prolongado sobre seu principal objetivo de 2025: o Tour de France.
“Evenepoel não é Jan Ullrich quem ganhou 20 quilos”
Os comentaristas expressaram preocupações sobre o tempo de recuperação de Evenepoel. Segundo Hermsen, a situação atual do ciclista repete as adversidades enfrentadas em 2024, na Volta ao País Basco.
“Ele brilha mais na frente da câmera do que na bicicleta. É claro que ele teve uma temporada de topo em 2024, mas também esteve atrás. Ele agora tem essa desvantagem novamente. A pressão é enorme.”
No entanto, Bobbie Traksel ofereceu uma perspectiva diferente. “Não acho que você deva criticar Remco. Tenho a sensação de que ele sabe exatamente o que quer e tem muita disciplina. Ele não é Jan Ullrich quem ganhou 20 quilos.”
“Ouvimos dizer que a queda pode ser pior que a de 2024”
Apesar disso, Traksel também compartilhou algumas reservas: “Tenho as minhas dúvidas depois de um acidente deste tipo, e ouvimos dizer que pode ser pior do que a queda do País Basco em termos de consequências. Mas, se alguém pode lidar com isso, é ele, com essa disciplina.”
“Ele finge diante da câmera, mas ele acha pior do que pensamos”
Vanbelleghem, que mantém contato regular com Evenepoel, ofereceu um ponto de vista mais próximo do ciclista.
“Tive contato regular com Evenepoel nas últimas semanas. Ele finge diante da câmera que isso não o incomoda muito, mas posso garantir que ele acha isso pior do que pensamos.”
A discussão também trouxe à tona o impacto mental que quedas frequentes têm nos ciclistas, com Sven Vanthourenhout, ele destacou o esforço necessário para retornar ao nível competitivo:
“Você não se recupera apenas de um resfriado, não é? Você sempre volta do nada. Você tem que trabalhar duro por meses para voltar a esse nível. Os ciclistas levam isso com eles, o mundo exterior não vê isso. Porque são vistos como deuses do ciclismo com suas vitórias.”
“No próximo ano Remco Evenepoel estará na Red Bull Bora”
Ao final do debate, os comentaristas especularam sobre o futuro de Remco Evenepoel. Traksel afirmou acreditar que o belga poderá buscar novos ares:
“No próximo ano ele tomará ar fresco na Bora-hansgrohe e recomeçará sua carreira. Acho que a Soudal Quick-Step não terá mais Remco depois deste ano.”
Vanbelleghem concordou que uma mudança para fora da Bélgica pode ser positiva para o desenvolvimento de Evenepoel. “Espero e penso que uma saída da Bélgica não seria má para ele.”