Remco Evenepoel recebe notícia e muda programa de corridas “quero estar 200% pronto para o Tour”, confira o calendário final
Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) segue com progressos em sua recuperação. Na manhã desta quinta-feira, o ciclista precisou ir ao hospital para um exame, o que o impediu de participar da apresentação da Soudal Quick-Step.
O belga participou somente através de vídeo, onde afirmou que seu retorno às competições aconteceria basicamente com a Liège-Bastogne-Liège, antes do Critérium du Dauphiné e Tour de France.
Boa notícia na tarde desta quinta-feira
Entretanto, à tarde, Evenepoel, recebeu uma boa notícia. Ele foi informado pelo médico, que já poderia iniciar a fisioterapia, o que o levou a reprogramar seu cronograma de provas, incluindo 3 clássicas antes do Tour de France e deixando em aberto, a possibilidade de estar presente no Tour de Romandie (29.04).
Em entrevista ao canal belga HLN, Evenepoel falou sobre o momento difícil, mas revelou que seu foco é exclusivamente o Tour. “Estou somente pelo Tour de France, todo o resto é, infelizmente, secundário este ano.”
Retorno na Brabantse Pijl e Giro d’Italia “fora de questão”
Questionado sobre a escolha de retornar nas Clássicas das Ardenas, Evenepoel admitiu os desafios, mas destacou pontos positivos:
“Sim, é difícil voltar nas Clássicas das Ardenas. Mas eu conheço bem essas provas, então isso é uma vantagem. Além disso, vou começar um pouco mais cedo, na Brabantse Pijl (18.04). Isso torna tudo um pouco mais fácil. Também pela motivação, porque é uma corrida perto de casa”.
“Seguem-se a Amstel Gold Race (20.04), a Flèche Wallonne (23.04) e a Liège-Bastogne-Liège (27.04). São corridas específicas para reiniciar. Uma corrida de um dia é mais fácil do que a Paris-Nice ou um Giro d’Italia.
“É por isso que o Giro está completamente fora de questão. Eu sei que tenho três meses agora. É espaço suficiente para ser bom na Brabantse Pijl. A Liège também será apenas duas semanas depois. É um risco, mas estamos confiantes.”
Academia todos os dias e treinos ao ar livre em fevereiro
Mesmo com o progresso no tratamento, o ciclista revelou que não poderá participar do próximo Training Camp da Soudal Quick-Step.
“Faltam somente duas semanas e também não vou conseguir estar presente. A partir de agora posso ir à academia todos os dias e treinar no rolo de treinamento. Meu ombro ainda não está pronto para absorver o choque da estrada”.
“Portanto, não faz sentido ir ao próximo Training Camp. Se estou no rolo lá ou aqui: não importa. Os médicos esperam que eu possa treinar ao ar livre pela primeira vez nos dias 3 ou 4 de fevereiro.”
“Quero estar 200% pronto para o Tour de France”
Sobre as consequências da lesão para seu desempenho no Tour de France, Evenepoel demonstrou otimismo:
“Deixe-me colocar desta forma: se há uma coisa que me deixa feliz é que esta lesão ocorreu em dezembro. Agora também tivemos que decidir e é por isso que não participarei nas competições de primavera”.
“Quero estar 200% pronto para o Tour de France. Talvez acrescentemos o Tour de Romandie (29.04), depois das clássicas”, finalizou Remco Evenepoel.