Os atletas de ciclismo de elite adotam uma dieta rigorosa, por vezes incorporando hábitos alimentares peculiares. Isso deve ser de alta demanda calórica que o ciclismo profissional exige, com a nutrição desempenhando um papel cada vez mais importante na otimização do desempenho.
Por exemplo, não é raro que os competidores durante um Grand Tour, incluam uma tigela de macarrão no seu café da manhã, evidenciando a importância estratégica da alimentação para as exigências físicas da competição.
Em seu vídeo mais recente no YouTube, Remco Evenepoel compartilha detalhes do seu café da manhã quando se prepara para um Contrarrelógio. A gravação foi feita na manhã do Chrono des Nations, sua última corrida na temporada.
Mesmo sendo o Campeão Mundial de Contrarrelógio, Evenepoel teve que contentar com o 2º lugar, já que foi superado pelo jovem britânico Joshua Tarling, que o superou por 13 segundos, nos 45km da competição.
Café da manhã do Campeão Mundial
Evenepoel obtém sua dose de carboidratos e açúcares através de pistolekes (tipo de pão) com geleia, banana e um toque de mel. Além disso, ele inclui meio litro de Fanta e tiras de frango em sua refeição matinal.
O Campeão Mundial de Contrarrelógio afirma que essa combinação é fundamental para seu desempenho: “Tenho tomado o mesmo café da manhã antes de Contrarrelógios, desde a época de júnior. Desde que incluiu esses elementos, jamais tive falta de energia. É por isso que mantenho minha fidelidade às minhas ‘pistolekes’, brinca Evenepoel.”
Geleia especial
No entanto, ele não come qualquer tipo de geleia. “Tem que ser geleia de framboesa. Isso nem sempre está disponível como padrão em um hotel ou casa, e é por isso que meu ajudante muitas vezes tem que procurá-lo em um supermercado”, diz Evenepoel, rindo.
Assista o vídeo completo: