Remco Evenepoel revela perda de 1,5kg para o Tour de France “pode resultar em uma diferença de 20 a 30 segundos”
A contagem regressiva para a mais importante competição de ciclismo do mundo já começou. Em apenas três dias, Remco Evenepoel, de 24 anos, fará sua tão esperada estreia no Tour de France.
Evenepoel demonstra uma autoconfiança renovada após seu desempenho no Critérium du Dauphiné, mostrando-se pronto para o Tour. “Perder entre um quilo e um quilo e meio pode resultar em um ganho de dez a quinze watts e uma diferença de vinte a trinta segundos”, afirmou o belga ao Het Laatste Nieuws.
Desempenho no Dauphiné
No Critérium du Dauphiné, Evenepoel ainda não estava no mesmo nível dos principais competidores. Nas subidas decisivas ele foi repetidamente ultrapassado por ciclistas como Primoz Roglic, Matteo Jorgenson e Derek Gee. No entanto, houve um aspecto positivo: seu desempenho melhorou na última etapa de montanha em comparação com a primeira.
Excesso de peso durante reabilitação
O desempenho de Evenepoel atendeu às expectativas, de acordo com o ciclista, especialmente considerando sua longa reabilitação após a forte queda na Volta ao País Basco. Parte desse processo envolveu lidar com um excesso de peso, que ele conseguiu eliminar recentemente.
“Fazendo menos exercícios de estabilização na academia e simplesmente passando mais horas no selim, por exemplo. E, claro, limitando as calorias. Isso também pode ser feito durante o ciclismo, entrando no chamado modo ‘low carb’, onde você consome conscientemente menos açúcar”, explicou ele ao HLN.
Exaustão após o treinamento
Evenepoel destacou que esse método de treino garante uma exaustão completa após os treinos, o que foi crucial para perder o peso extra em apenas duas semanas. “Um quilo a um quilo e meio mais leve, rapidamente dá um ganho de dez, quinze watts e uma diferença de vinte, trinta segundos. É claro que não foi tão fácil. Isso exige caráter e moral”, afirma Evenepoel.
O controle de peso é um aspecto constante para o Campeão Mundial de Contrarrelógio. “Já conheço o meu corpo. Sei que posso ganhar cerca de cinco quilos com bastante facilidade durante o período de ‘entressafra’. Mas isso não se trata necessariamente de gordura. Trata-se de massa muscular e fluidos.”
Durante sua recuperação, Evenepoel passou bastante tempo com fisioterapeutas e na sala de musculação para fortalecer pernas e ombros. “Isso tem que ser treinado depois, né?”, finalizou Evenepoel.