Remco Evenepoel revela que enviou mensagem para Tadej Pogacar “não pode estar certo, quero saber sua potência”
Em 2024, Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) e Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) protagonizaram diversos duelos intensos, terminando o ano na Il Lombardia, onde Pogacar conquistou a vitória após mais um ataque solo impressionante.
Em entrevista ao Het Nieuwsblad, Evenepoel relembrou detalhadamente aquela prova e comentou sobre seu contato posterior com o Campeão Mundial.
“Nesses momentos, você percebe que ele está se tornando o melhor de todos os tempos”
Na Il Lombardia, Evenepoel encontrou mais uma vez, um Pogacar imbatível. O esloveno fez seu ataque decisivo no Colma di Sormano, abrindo uma vantagem que se mostrou impossível de ser alcançada. “Ele atacou a sete km do topo e já tinha um minuto de vantagem quando chegou lá”, afirma Evenepoel.
Durante a descida, o belga de 24 anos conseguiu manter a diferença com Pogacar ao redor de 1 minuto.
“Mas, nos quilômetros finais, no plano, ele aumentou a diferença em mais 2 minutos. Nesses momentos, você percebe que ele é o melhor ciclista do mundo e que está gradualmente se tornando o melhor de todos os tempos”, afirma Evenepoel.
Sem resposta ao ataque
Quando Pogacar arrancou, Evenepoel não conseguiu reagir. Embora inicialmente pretendesse seguir o Esloveno, o bicampeão olímpico viu que estava no limite de suas forças. “Quatro ou cinco minutos antes de ele atacar, a equipe dele já havia aumentado o ritmo”, lembra Evenepoel.
“Eu senti que ele iria acelerar depois, mas naquele momento eu já estava no limite. Durante o ataque, ele abriu rapidamente um minuto de vantagem. Isso já diz tudo.”
“Quero saber que potência você realmente empurrou”
Terminar em 2º lugar na Il Lombardia, foi uma conquista pessoal para Evenepoel, que, dias depois, manteve contato com Pogacar. Ele relembra uma postagem do canal Velon no Instagram, que mostrou a potência média de Pogacar na última hora e meia da corrida.
“Isso não pode estar certo, porque eu tinha a mesma potência e estava três minutos atrás”, comenta o terceiro colocado do último Tour de France. Em tom descontraído, ele enviou uma mensagem para Pogacar: “Quero saber o que você realmente empurrou.” E acrescenta, rindo: “Tadej não me mostrou, mas foi uma brincadeira e uma pergunta engraçada.”
Relacionamento com Tadej Pogacar
Mesmo com a rivalidade nas corridas, os dois gigantes do ciclismo contemporâneo mantêm contato frequente. Evenepoel agora vê Pogacar como mais do que apenas um competidor.
“Ocasionalmente, trocamos mensagens divertidas”, afirma o bicampeão mundial de Contrarrelógio. “Por exemplo, quando um de nós faz aniversário. Ele não é meu melhor amigo, mas é um bom colega amigo.”