Remco Evenepoel sofre revés e início da temporada está ameaçada “um nervo foi atingido, podemos ter subestimado um pouco”

O belga Remco Evenepoel sofreu uma reviravolta em sua recuperação após uma lesão no ombro. Embora inicialmente tenha recebido boas notícias, novos exames revelaram complicações extras, que podem atrasar significativamente sua preparação para o início da temporada 2025.

Revelação durante durante a entrega do prêmio Atleta do Ano

Na semana passada, Evenepoel foi ao hospital para realizar exames em seu ombro. Os primeiros resultados foram animadores, permitindo que ele retomasse os treinamentos. Porém, a situação mudou, conforme revelou o bicampeão mundial de Contrarrelógio ao Het Laaste Nieuws, durante a Festa de Gala do Desporto, onde foi eleito Desportista do Ano.

girodociclismo.com.br remco evenepoel sofre reves image
Evenepoel e seu troféu de Atleta do Ano

“Um nervo foi atingido e recuperação será mais lenta”

“O exame mostrou que um nervo foi atingido em meu ombro esquerdo, o que significa que ele (ainda) não está conectado aos músculos externos. Isso cria uma sensação de “morto” naquele ombro. Não funciona 100%, mal consigo movê-lo”.

“O processo de cura, portanto, demorará um pouco mais do que o esperado. Mais longo também do que a fratura da clavícula que sofri na queda na Volta ao País Basco em abril de 2024.”

Primeiros exercícios de fisioterapia causam muita reação

“Em princípio não é um problema para o Tour, entretanto treinar fora está fora de cogitação no momento, isso só acontecerá daqui a um mês. Normalmente estarei de volta amanhã (nesta segunda-feira).

A intenção era fazer isso neste fim de semana, mas os primeiros exercícios de fisioterapia infelizmente causaram muita reação no ombro, era difícil apoiar ou agarrar alguma coisa. A sessão de 1h10′ que postei no Strava no sábado foi na sala de musculação.

Não na bicicleta. Tenho que trabalhar especificamente esses músculos e fortalecer o ombro. Tudo passo a passo.” Evenepoel postou nesta sexta-feira sua atividade no Strava.

“Podemos ter subestimado um pouco”

Evenepoel ressaltou a importância do ombro para um ciclista. “Todos os meus ligamentos foram comprometidos, e minhas articulações sofreram danos graves. Uma fratura de clavícula geralmente exige apenas descanso, mas este caso é diferente”.

“Pode ter havido um breve deslocamento do ombro durante o impacto, que voltou à posição em seguida, pressionando a omoplata. Todos nós podemos ter subestimado um pouco o quão eficaz poderia ser. Até que os resultados finais saíram. Então percebi que realmente era uma lesão grave”.

girodociclismo.com.br remco evenepoel sofre reves na recuperacao um nervo foi atingido demorara mais que a fratura da queda na volta ao pais basco image
Evenepoel e sua esposa Oumi

“Ainda não sabemos se poderei competir”

A participação de Evenepoel nos clássicos da primavera permanece incerta. “Ainda não sabemos se poderei competir. O plano inicial era começar no Brabantse Pijl e depois participar da Amstel Gold Race, da Flèche Wallonne e da Liège-Bastogne-Liège. Ainda temos a Brabantse Pijl como referência, mas podemos adiar o início da temporada, se necessário”, finalizou Remco Evenepoel.

girodociclismo.com.br remco evenepoel sofre reves na recuperacao um nervo foi atingido demorara mais que a fratura da queda na volta ao pais basco image 2
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.