A British Cycling revelou a bicicleta que a equipe da Grã Bretanha usará nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
A bicicleta de pista de ponta, foi desenvolvida em parceria com a Lotus Engineering, Renishaw e Hope Technology, verá sua estreia na competição no próximo Campeonato Mundial de Ciclismo de Pista de 2023 em Glasgow.
A nova bicicleta também é um trabalho e experiência britânicos, com as três partes de desenvolvimento localizadas no Reino Unido. Com a base da Hope Technologies em Lancashire, Ian Weatherill, co-proprietário da Hope Technology, disse: “Toda a força de trabalho da Hope, com sede em Barnoldswick, Lancashire, tem orgulho de ter ajudado a projetar e fabricar o quadro internamente no Reino Unido para continuar a sucesso em competições internacionais”.
Uma característica marcante desse design da nova bicicleta Hope-Lotus são as lâminas do garfo excessivamente largas. A razão para dar à roda dianteira um afastamento tão largo é reduzir o acúmulo de ar de alta pressão ao redor da roda dianteira, neste caso, dando ao fluxo de ar turbulento o máximo de espaço possível. As lâminas do garfo também se juntam bem no topo do headtube.
As bicicletas de pista são normalmente usadas com duas configurações diferentes. Isso se deve ao fato de os mesmos conjuntos de quadros serem usados em corridas de perseguição, onde os ciclistas têm permissão para extensões no estilo TT, e provas de velocidade, onde os atletas devem usar guidão rebaixado.
Os novos drop bars suspensos são impressionantes, para dizer o mínimo. A equipe de design abandonou qualquer forma no tubo dianteiro e, em vez disso, trouxe qualquer altura necessária para a frente da bicicleta por meio do uso de uma barra ascendente.
As bicicletas de perseguição também receberam ajustes, com um guidão cada vez mais estreito, juntamente com as extensões aerodinâmicas de aparência mais estreita do que estamos acostumados a ver em contra-relógio de nível profissional e bicicletas de pista.
O mais estranho de todos os recursos de design, porém, é o canote (Seatpost), lembrando muito o sistema ‘Iso-Flow’ da Trek madone SLR. Embora isso seja, sem dúvida, tudo em nome da velocidade, com o conforto não sendo muito levado em consideração na pista.