O percurso da corrida de ciclismo de estrada dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024 foi revelado, e terá início e fim em um pitoresco local em frente à icônica Torre Eiffel.
A prova masculina está programada para ocorrer em 3 de agosto de 2024, com os ciclistas enfrentando um percurso bastante desafiador de 273 milhas, que apresenta um total de 2.800 metros de desnível acumulados. Esse percurso acidentado lembra muito as clássicas disputadas na primavera da Belgica, e muitos competidores provavelmente aproveitarão suas chances após analisar o percurso, incluindo Mathieu van der Poel, um dos primeiros a expressar sua opinião e reação. “Este poderia ser um clássico na região da Flandres”, declarou o ciclista holandês à rede de TV NOS, com um sorriso no rosto.
Em uma seção intermediária montanhosa, os atletas enfrentarão a Côte de Port-Royal (1 km a 5%), Côte de Saint-Rémy-lès-Chevreuse (1,3 km a 6,3%) e a Côte de Châteaufort (900 metros a 5,7 %), após o que a fase final começa com um circuito local e em torno do famoso bairro dos artistas de Montmartre, que deve ser concluído três vezes.
Nesse circuito local de 18,4 quilômetros, a subida de paralelepípedos Butte Montmartre (1 km a 6,5%) é, portanto, o carrasco. Os últimos dez quilômetros os ciclistas cruzarão a Pont d’Iéna e ao longo do Sacré Coeur de volta ao Trocadéro, onde também será realizada a largada.
Mathieu Van der Poel presente?
“É algo que deve servir para mim, mas ainda tenho o mountain bike na minha mente. Ainda temos que olhar para isso, mas se você olhar dessa forma, pode ser um clássico na Flandres”, MVDP não descartou a participação.