A polêmica envolvendo o resultado da 3ª etapa do Tour do País Basco chegou ao fim. Após revisão detalhada, a União Ciclística Internacional (UCI) decidiu validar a vitória de Alex Aranburu, revertendo a decisão inicial do júri da prova.
Mesmo com Romain Gregóire tendo subido ao pódio como vencedor provisório, a entidade considerou que Aranburu seguiu o trajeto correto até a linha de chegada.
Vitória contestada
A chegada da terceira etapa foi marcada por tensão e incerteza. Aranburu cruzou a meta em primeiro lugar, mas logo foi desclassificado sob a alegação de ter tomado uma linha irregular nos metros finais. Com isso, Romain Gregóire (Groupama-FDJ) foi declarado vencedor e participou da cerimônia de pódio.

Análise da UCI reverte decisão
No entanto, após uma análise mais aprofundada, a UCI concluiu que o ciclista da Cofidis não infringiu o regulamento. De acordo com a entidade, Aranburu manteve-se dentro do percurso permitido e não obteve vantagem desleal. Assim, a vitória foi restituída ao espanhol, gerando repercussão entre torcedores e membros do pelotão.