Richard Carapaz não é visto em competições do World Tour desde a etapa de abertura do Tour de France 2023. Embora se esperasse que o equatoriano estivesse recuperado a tempo de começar a Vuelta, isso agora parece improvável.
“Temos medido seu trabalho dia a dia e fazemos os exames correspondentes. Com tudo isso, Richard não poderá estar na Vuelta a España ”, revelou o médico do ciclista, José Reinhart ao jornal La Red. “O que era necessário foi feito, as etapas indicadas foram seguidas, mas ele não conseguiu. No início esperávamos que ele chegasse à competição, mas não foi possível. Conversamos com ele, seu treinador e ambos aceitaram a recomendação.”
Carapaz lutou bravamente para terminar a etapa de abertura do Tour de France, apesar de ter sofrido uma fratura na patela(joelho) em um acidente anterior. Após ser encaminhado para exame médico pós-etapa, as lesões foram reveladas e ele abandonou a prova antes do início da 2ª etapa.
“Se ele participasse de La Vuelta, não ia responder 100%”, esclarece o médico Reinhart. “Ele poderia até sofrer uma lesão muscular. O melhor é parar e ele se recuperar bem para voltar às estradas mais tarde”.