No início desta semana, o empresário de Rui Costa anunciou que o ciclista português deixará de correr pela Intermarché-Circus-Wanty em 2024 e que Rui iria assinar contrato com outra equipe. Segundo o site dinamarquês Ekstra Bladet, essa equipe é a americana EF Education-EasyPost. O jornal escreve que Costa já assinou contrato com a equipe de Jonathan Vaughters.
Rui Costa tem agora 37 anos, mas já provou que pode continuar competindo e vencendo corridas no WorldTour. Em 2023 registrou quatro vitórias. No início da temporada ganhou o Trofeo Calvia, o Tour de Valência e uma etapa da prova. Em setembro venceu a décima quinta etapa da Vuelta a España. O campeão mundial de 2013 também terminou em quarto lugar na Strade Bianche e em oitavo na Clásica San Sebastián.
Em conversa com canal português O Jogo, João Correia, empresário de Costa, disse que o seu atleta gostaria de ter ficado na Intermarché-Circus-Wanty. Contudo, a formação belga não tinha orçamento suficiente para manter o português. “Esperamos o máximo possível. O Rui adorava a equipe e a equipe adorava o Rui”, disse João Correia. “Mas tivemos que tomar uma decisão.”