Salário médio no World Tour é de 449 mil Euros, revela UCI; orçamentos médios das equipes também divulgados
Os valores vinculados ao ciclismo sempre foram um enigma. Isso permanece quando se trata dos salários dos ciclistas, mas a UCI disponibilizou detalhes sobre os orçamentos das equipes do WorldTour.
Orçamento total do World Tour
Naturalmente, todos tiveram de apresentar um orçamento, à associação internacional de ciclismo, antes de 2024 e o jornal flamengo, Het Nieuwsblad conseguiu obtê-lo, dando uma boa ideia, de quanto dinheiro está envolvido no ciclismo.
Não diretamente por equipe, mas os totais. Estes números mostram que o orçamento total das dezoito equipes do WorldTour juntas é de 499 milhões de Euros.
Orçamento médio das equipes
O orçamento das equipes do WorldTour, tem aumentado há alguns anos, passando de 379 milhões de Euros em 2021, para os atuais 499 milhões de Euros.
O orçamento médio de uma equipe WorldTour é de 28 milhões de Euros. Esse quadro é um tanto distorcido, pois há algumas grandes equipes que extrapolam muito esse valor (UAE Team Emirates, INEOS Grenadiers, Visma-Lease a Bike e recentemente também, a Lidl-Trek).
Desse orçamento, 72% vai para a equipe (onde os atletas ficam com a maior parte). 13% destinam-se a ‘assuntos relacionados com questões de logística e os demais 55 funcionários (média) por equipe, (provavelmente estão incluídos voos, mas também Training Camps).
Salário médio e mediano
O salário médio de um ciclista do WorldTour é de 449 mil Euros. Essa imagem também é um pouco distorcida, porque inclui grandes vencedores como Primoz Roglic e Tadej Pogacar, que ganham milhões e elevam esses valores.
Mediano
Ao olharmos para o salário médio, removendo as grandes estrelas do World Tour, esse valor é reduzido significativamente. A UCI divulgou que os valores médios recebidos seriam de 220 mil Euros.