A primeira grande competição da temporada de estrada, o Santos Tour Down Under , acontecerá de 16 a 21 de janeiro, na Austrália. A competição promete grandes disputas nas suas seis etapas, com o ápice acontecendo nas últimas duas etapas, com ascensões que desafiarão os principais líderes.
Confira todas as etapas do Tour Down Under 2024:
1ª Etapa 16.01 Tanunda – Tanunda – 144km
A 1ª etapa será em um circuito em Tanunda, que deverá ser percorrido 3x. No percurso os ciclistas terão 3 passagens pela Menglers Hill (categoria 4), com distância de 2.064km e gradiente máximo: 14,4%, com gradiente médio de 3,8%.
2ª Etapa 17.01 Norwood – Lobethal – 141,6km
A 2ª etapa, de 141,6 quilômetros, parte do subúrbio de Norwood e segue em direção às colinas de Adelaide, com o primeiro desafio “King of the Mountain” a ser enfrentado em Ashton. O pelotão continua passando por Summertown e Balhannah antes do primeiro sprint do dia, que ocorre em Woodside.
Em seguida, os ciclistas enfrentarão três voltas de 35 quilômetros por Lobethal, com destaque para duas subidas íngremes na subida de Fox Creek. Embora essa subida seja curta, sua configuração máxima de 17,8% testará até mesmo os ciclistas mais resistentes.
Pontos adicionais de sprint serão disputados antes de Lobethal, que exigirão a conclusão da etapa, mantendo uma expectativa de reviravoltas emocionantes até o final.
3ª Etapa 18.01 Tea Tree Gully – Campbelltown 145,3km
A 3ª etapa promete ser explosiva, com uma intensa subida “King of the Mountain” em menos de cinco minutos de corrida, seguida por uma variedade de terrenos, que certamente desafiarão o pelotão.
A terceira etapa, com 145,3 km, parte de Tea Tree Gully e segue em direção a Barossa, antes de retornar a Adelaide. Tanto sprinters, como ciclistas interessados na Classificação Geral, poderão focar neste estágio, para garantir pontos e segundos cruciais, sobre seus oponentes. Uma descida descendente pela Gorge Road em Paracombe proporcionará um desfecho emocionante.
4ª Etapa 19.01 Murray Bridge – Port Elliot 136,2km
A 4ª etapa parte de Murray Bridge em uma jornada de 136 quilômetros, que promete emoção. Um circuito neutro verá o pelotão cruzar o rio Murray, antes do início da corrida nos arredores da cidade.
A renomada região vinícola de Langhorne Creek sediará o primeiro sprint do dia, com o segundo em Strathalbyn. A única escalada efetiva do dia, King of the Mountain, ocorre em Gemmell Hill, apenas seis quilômetros depois. De lá, siga direto para Goolwa com o final da etapa no histórico Port Elliot, o local favorito das férias de verão da região.
5ª Etapa 20.01 Christies Beach – Willunga Hill 129,3km
Na penúltima etapa da competição, ss pilotos começarão em Christies Beach e viajarão por Port Noarlunga antes de seguirem para o interior, ganhando pontos de sprint pela cidade de Willunga e em Aldinga’s Snapper Point.
Willunga Hill deverá exercer sua influência mais uma vez, já que deverá ser percorrida duas vezes. A montanha categoria 1 estende-se por três km, com 224 metros de subida total e uma inclinação máxima de 15,6 %.
6ª Etapa 21.01 Unley – Mount Lofty 128,2km
Nesta etapa, o cansaço já deverá estar presente. E os desafios serão grandes, com uma série de ascensões. Os ciclistas sairão de Unley e subirão até Windy Point em Belair antes de seguirem para Adelaide Hills.
Um circuito pela região passará por cidades como Mylor, Aldgate, Stirling, Uraidla, Crafers e Bridgewater. Neste percurso, a escalada mais dura, o Monte Lofty, com 1,3 km e uma inclinação máxima de 13,3 %, deverá ser percorrido duas vezes, antes da 3ª e última ascensão.