O belga Tim Merlier (Soudal Quick-Step) venceu a edição de 2025 do Scheldeprijs com um sprint poderoso nas ruas de Schoten, repetindo o feito do ano passado. Após 205 quilômetros de corrida, com partida em Terneuzen, Merlier bateu Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) num duelo direto. Matteo Moschetti (Q36.5) completou o pódio.
O percurso
A edição de 2025 apresentou a largada em Terneuzen, na Holanda, e chegada em Schoten, na Bélgica, após 202,8 km em um trajeto completamente plano. Ao chegar em solo belga, o pelotão seguiu para o tradicional circuito urbano de 16,9 km em Schoten que foi percorrido 4 vezes.

Fuga com destaque belga e holandês
A fuga do dia contou com 8 ciclistas, em sua maioria belgas e holandeses. O francês Baptiste Veistroffer (Lotto) foi o único fora desse eixo, acompanhando nomes como Yentl Vandevelde e Alex Colman (Flanders-Baloise), Abram Stockman (Unibet Tietema Rockets), Ceriel Desal e Jelle Vermoote (Wagner Bazin WB), além de Bram Dissel e Lars Loohuis (BEAT). O grupo conseguiu abrir uma vantagem superior a três minutos sobre o pelotão.

Equipes controlam o ritmo e reduzem a margem
No pelotão, a Soudal Quick-Step tomou a dianteira do controle da prova, com apoio de Lidl-Trek e Lotto. As atenções estavam voltadas para os velocistas Tim Merlier, Edward Theuns e Elia Viviani. A diferença em relação à fuga foi gradualmente reduzida, oscilando entre um minuto e um minuto e meio.
Na penúltima volta local, o ritmo aumentou consideravelmente, eliminando pouco a pouco os integrantes da fuga. Apenas Ceriel Desal e Baptiste Veistroffer resistiram por mais tempo.
Queda no pelotão e final dramático
No início da última volta, Desal ainda tentou uma última cartada para se manter à frente, mas foi neutralizado a cerca de 10 km do fim. Pouco antes, uma queda significativa dividiu o pelotão.
O incidente aconteceu após Warre Vangheluwe olhar para trás e não perceber um leve desvio de um ciclista da Lidl-Trek, causando uma grande queda. Apesar da confusão, os principais favoritos escaparam ilesos.

Sprint final decidido na força
Com o grupo reduzido, os metros finais foram intensos. Estavam na disputa nomes como Merlier, Philipsen, Theuns e Groenewegen. A Lidl-Trek tentou assumir o comando, mas tanto Philipsen quanto Merlier foram momentaneamente prejudicados pela queda anterior.
Mesmo assim, Merlier colou no trem de Philipsen. Este lançou o sprint a 250 metros da chegada, mas Merlier saiu da sua esteira com força esmagadora e garantiu sua segunda vitória consecutiva no Scheldeprijs, confirmando sua hegemonia na clássica de velocidade de Antuérpia.

Assista a chegada
💥Dominante victoria de 🏆🇧🇪Tim Merlier (Soudal QuickStep) en la 🇧🇪Scheldeprijs 2025 #SP25 #Scheldeprijs pic.twitter.com/rWdWUE38Ye
— InfoCiclismo 🇮🇹 #MSR (@infociclismoo) April 9, 2025
Resultados da Scheldeprijs 2025
