Selecionador da Eslovênia rebate Tadej Pogacar e Urska Zigart “ela nunca ficou entre as 30 em uma prova de um dia”
A recente seleção da equipe feminina de ciclismo da Eslovênia para os Jogos Olímpicos de Paris gerou insatisfação entre os fãs e os atletas. Urska Zigart, a melhor ciclista eslovena no ranking mundial e companheira de Tadej Pogacar foi preterida, provocando reações intensas dos dois ciclistas e fãs.
Urska e Pogacar reclamam através das redes sociais
Zigart, atualmente a 113ª no ranking da UCI, expressou sua decepção nas redes sociais, afirmando.
“Não esperava que isto atingisse o nível de ressonância que tem. Aceitei a decisão há muito tempo. Não é minha intenção forçar a cooperação. Especialmente já que não creio que queira correr para algum lugar onde não seja valorizado e estar com pessoas que só me humilham”.
“Mas posso manifestar minha discordância com a exclusão da seleção e apontar a ausência de fato. critérios objetivos no processo de seleção”, escreveu ela no Instagram.
“Estou com raiva” postou Tadej Pogacar
Seu companheiro, Tadej Pogacar, também manifestou indignação nas redes sociais: “Estou decepcionado. A bicampeã nacional e a melhor ciclista eslovena na série mundial não foi selecionada para a equipe dos Jogos Olímpicos. Sem palavras.”
Decisão polêmica do selecionador
A decisão de Gorazd Penko, selecionador da equipe, foi escolher Eugenia Bujak e Urska Pintar, classificadas em 138º e 232º no ranking mundial da UCI, respectivamente. Penko justificou sua escolha em uma entrevista para a Televisão da Eslovênia. “No ano passado, foi concedida uma cota às federações nacionais de ciclismo e Urska Pintar obteve o maior número de pontos.
“Embora saibamos que ela compete com uma equipe pequena, Eugenia Bujak, foi muito bem no Campeonato Mundial de Contrarrelógio (12º lugar), e assim as vagas foram definidas para os Jogos Olímpicos deste ano.”
Urska Zigart nunca esteve entre as 30 melhores
Penko ainda explicou a não seleção de Zigart. “Se olharmos para a seleção de forma mais ampla: Urska Zigart nunca esteve entre os 30 melhores ciclistas em uma corrida de um dia no campeonato mundial ou em uma corrida WorldTour de um dia”.
“No entanto, sua qualidade em subidas mais longas não pode ser negada. Ela tem uma qualidade inegável.”
Posicionamento da Associação de Ciclismo da Eslovênia
Em resposta à polêmica, a Associação de Ciclismo da Eslovênia e o Comitê Olímpico da Eslovênia emitiram uma declaração oficial. Eles esclareceram que não têm influência na seleção das equipes nacionais para os Jogos Olímpicos. Segundo a declaração: “A seleção dos competidores da seleção nacional é de responsabilidade exclusiva dos selecionadores, mas é responsabilidade deles escolher os melhores.”