Soudal Quick-Step revela capitão para o Giro d’Italia, lesões de Remco Evenepoel mudam planos da equipe
O Giro d’Italia de 2025 começa a tomar forma com a confirmação de mais grandes nomes para a disputa pela Maglia Rosa.
Após a Red Bull Bora-hansgrohe anunciar Primoz Roglic e a UAE Team Emirates-XRG indicar Adam Yates e Juan Ayuso dividindo a liderança, agora chegou a vez da Soudal Quick-Step, em um grande anúncio em sua página oficial, deixando claro o nome do seu capitão: Mikel Landa.
Mudança de planos para Remco Evenepoel
Remco Evenepoel, que chegou a considerar o Giro d’Italia como parte de seu calendário de 2025, precisou mudar seus planos. Após conquistar uma vitória de etapa e o 3º lugar no Tour de France do ano passado, o belga estava motivado para competir no Giro.
Entretanto, uma queda sofrida há cerca de um mês, que resultou em fraturas nas costelas, e na escápula alterou seus objetivos. Agora, Evenepoel deverá retornar às competições nas Ardenas antes de direcionar seus esforços novamente para o Tour de France.
Mikel Landa com 22 participações em Grand Tours
Mikel Landa é um dos ciclistas mais consistentes em Grand Tours nesta geração, acumulando 10 classificações no top 10 em 22 participações. O basco, cuja última apresentação no Giro d’Italia foi em 2022, terminando na 3ª posição, fará seu retorno à competição nesta temporada.
Na última temporada, Landa brilhou em sua estreia pela Soudal Quick-Step, terminando na 5ª posição no Tour de France, mesmo trabalhando para Remco Evenepoel. Ele também obteve a 8ª posição na Vuelta a España e foi vice-campeão da Volta a Catalunya, alcançando seu melhor resultado em 6 participações.
Grandes lembranças do Giro d’Italia
A 108ª edição do Giro d’Italia terá seu percurso completo revelado na próxima semana em Roma, mas já foi confirmado que a Grande Partenza acontecerá na Albânia.
“Estou muito feliz por correr o Giro, que tem um lugar especial no meu coração. É a corrida que me ajudou a fazer um nome como ciclista. Em 2015, ganhei 2 etapas e terminei em 3º na Classificação Geral, e ganhei aquela etapa no Mortirolo com a chegada em Aprica, que é até hoje uma das minhas melhores lembranças”, declarou Mikel Landa.
Ele também ressaltou os desafios que o aguardam: “Vai ser um desafio, porque haverá muitos ciclistas bons na largada, mas farei o meu melhor para lutar por uma vitória de etapa e um bom resultado na classificação geral. Estou ansioso pelo mês de maio e por reencontrar os incríveis fãs italianos que fazem do Giro uma das melhores corridas do mundo.”