Tadej Pogacar descreve momento decisivo no Tour de France e dá dicas de treinos para quem tem pouco tempo disponível
Durante o período de férias, Tadej Pogacar, vencedor do Tour de France, aproveitou sua estadia nos Emirados Árabes Unidos para participar de eventos patrocinados pela MyWoosh.
Dentre esses eventos, o ciclista esloveno esteve presente no podcast Inside the Ride, onde revelou detalhes sobre o Tour de France, especialmente sobre a primeira etapa de montanha, e deu conselhos para ciclistas com rotinas de treino limitadas.
A ascensão ao temível Col du Galibier
No Tour de France deste ano, a UAE Team Emirates trabalhou intensamente para posicionar Tadej Pogacar e planejar ataques estratégicos contra seu principal rival, Jonas Vingegaard.
Em sua conversa com os apresentadores do Inside the Ride, Pogacar revelou os bastidores da 4ª etapa, na difícil ascensão ao Col du Galibier, onde todos os escaladores da equipe precisaram entrar em ação para criar condições para o ataque final do esloveno.
O dia ainda foi marcado por uma atuação de Juan Ayuso, junto ao grupo do GC, que acabou gerando polêmica dentro da equipe.
“Meu plano original, eu queria ir mais cedo na subida, mas então eu ataquei com apenas 1 km para o topo, então as lacunas não eram tão grandes quanto eu esperava. Mesmo para obter uma lacuna de 10 ou 20 segundos, eu sabia que tinha que ir com tudo”, afirmou Pogacar.
Pogacar aumentou a vantagem durante a descida do
Ele conseguiu apenas alguns segundos de vantagem sobre Vingegaard na subida, mas estendeu essa vantagem consideravelmente na descida. “Todo mundo tem que dar o máximo, e quanto mais cansado você está, mais devagar você desce — talvez você não tenha a mesma capacidade de fazer as curvas certas, você não enxerga bem se está super cansado”, comentou.
Pogacar ampliou a vantagem durante a descida
Pogacar provou ter grandes habilidades na descida. Na descida e nos quilômetros finais para Valloire, Pogacar abriu uma clara diferença, finalizando a etapa com 35 segundos de vantagem sobre o 2º colocado Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step). Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), seu principal rival, terminou em 5º lugar, 37 segundos após o esloveno.
Tadej Pogacar revela dicas de treinamento
Tadej Pogacar foi questionado ainda, sobre quais conselhos era daria a um ciclista, com apenas 4 a 5 horas de treino por semana. E o Campeão Mundial deu sua dica, em uma uma abordagem prática para maximizar o tempo.
“Certamente, eu dividiria este tempo em três ou quatro dias de treino e manteria intensidades curtas, mas realmente altas — talvez alguns exercícios de explosão, trabalho de VO2 máximo, porque se você não tem muito tempo, é assim que você pode ganhar o máximo possível”, sugeriu o ciclista.
Para manter a motivação e tornar o treinamento mais dinâmico, Pogacar recomenda ainda o uso de desafios ocasionais. “No dia seguinte você se recupera, no segundo dia você vai de novo, e talvez, para dar uma animada, às vezes eu faria um teste de FTP ou algo assim, só para manter as coisas divertidas”, finalizou o Campeão Mundial.