“Tadej Pogacar é de outro planeta, ele fez os melhores 40 minutos da história” afirma Remco Evenepoel
Remco Evenepoel, atualmente em terceiro lugar no Tour de France, mostrou um desempenho impressionante no Plateau de Beille. Com uma semana restante na competição, Evenepoel mantém a esperança de preservar sua posição no pódio.
Mudança de objetivo após uma semana
Na primeira coletiva de imprensa, durante o primeiro dia de descanso, ele expressou cautela ao afirmar que o top 5 era seu principal objetivo. Uma semana depois, no segundo dia de descanso, a atitude de Evenepoel mudou de cautelosa para confiante.
“Com cerca de cinco minutos e meio de vantagem sobre o quarto colocado, estou em uma boa posição”, disse ele. Na semana anterior, ele foi cauteloso, pois os Pireneus ainda não haviam sido enfrentados, o que gerava incertezas sobre o ranking. “Um primeiro fim de semana de montanha como esse é sempre decisivo.”
Não quero correr o risco de perder o pódio
Atualmente, a diferença para o 2º lugar, ocupado por Jonas Vingegaard, é de 2min 10seg. Com várias etapas difíceis nas montanhas e o Contrarrelógio final em Nice, Evenepoel ainda vê oportunidades.
“Se surgir a oportunidade, com certeza tentarei o segundo lugar. Mas certamente não quero correr o risco de perder o pódio por causa dessa luta. Isso seria um desperdício. Eu ficaria muito satisfeito com um pódio em Nice, especialmente considerando que o objetivo era ficar entre os 5 primeiros.”
“Pogacar cortou uma parte do percurso no Plateau Beille”
Evenepoel também falou sobre os tempos de escalada no Plateau de Beille. Tadej Pogacar quebrou o recorde por nada menos que 4 minutos, mas Vingegaard e Evenepoel também subiram consideravelmente mais rápido que Marco Pantani em 1998. “Acho que Pogacar cortou uma parte do percurso em algum lugar”, brincou o jovem belga.
“Nunca experimentei nada como ontem. Certamente não depois de uma etapa de 200 km e 5.000 metros de ganho de elevação. Foi muito difícil, mas subi bem a subida final. Acho que eu também estava acima de seis watts por quilo. O desempenho de Tadej foi realmente incrível.”
“Pogacar é de outro planeta”
“Estes são provavelmente os melhores 40 minutos de esforço que já vimos no ciclismo. Quando você vê que ele superou o tempo de Pantani em quatro minutos, você vê que ele é de outro planeta. Sim, estamos avançando rápido! Mas também estou orgulhoso de ter sido mais rápido que Pantani”, finaliza Remco Evenepoel.