A edição de 2024 da Milan-San Remo entrou para a história não apenas por ser a mais rápida de todas, mas também pela impressionante subida do Poggio, realizada em tempo recorde por Tadej Pogacar e Mathieu van der Poel.
Média horária impressionante
O trajeto usual da competição foi percorrido com uma média de velocidade de 45,99 km/h, superando o recorde anterior de 1990, que era de 45,80 quilômetros por hora. É importante ressaltar que na edição de 1990, a corrida foi 6 quilômetros mais longa do que é atualmente.
Recorde na subida do Poggio
Além disso, o tempo recorde de subida do Poggio também foi quebrado. Em 2023, Mathieu van der Poel conseguiu subir a colina em 5 minutos e 40 segundos. Já neste ano, Pogacar e Van der Poel, segundo informações do site holandês WielerFlits, foram um segundo mais rápidos, subindo a montanha em 5 minutos e 39 segundos.
Condições do vento não facilitaram
As condições deste ano foram consideravelmente menos favoráveis para a quebra de recordes. Diferentemente do vento por trás de aproximadamente 29 km/h no Poggio em 2023, este ano os atletas tiveram que lidar com um vento lateral de apenas 9 quilômetros por hora. O fato de ainda assim terem batido o recorde de velocidade mostra o quão impressionante é a forma física dos dois atletas.