Tadej Pogacar é um atleta que conquistou praticamente tudo o que se podia ganhar ao longo de sua carreira até o momento. Agora, ao se dirigir para a corrida de estrada da elite masculina no Campeonato Mundial de Glasgow, o ciclista esloveno tem como objetivo acrescentar mais uma conquista valiosa e inédita ao seu currículo: a tão almejada camisa arco-íris.
“Todo ano é igual, é a maior corrida de um dia. Desta vez é um pouco diferente em relação aos outros anos, pois é logo após o Tour. Vamos torcer por boas pernas”, disse o piloto da UAE Team Emirates, em um relato ao CyclingNews. “O percurso é realmente complicado e muito difícil. A corrida em si será super seletiva. Vamos ver – vai ser uma corrida super interessante e estou super feliz por estar aqui com a equipe nacional na largada.”
“Sempre tive um desejo e um sonho de ter as listras do arco-íris. Mas é muito complicado vencer o Mundial – é superdifícil – você precisa ser o melhor do mundo naquele dia”, analisa. “Vamos ver. Vou continuar vindo todos os anos e tentar realizar sonhos.”
O percurso de Glasgow é incrivelmente técnico com quase 50 curvas e vai requer habilidades de pilotagem de alta performance, para qualquer pessoa com esperança de conquistar o título mundial. Imagina-se que ciclistas com origem no ciclocross como Wout van Aert e Mathieu van der Poel sejam os favoritos para a vitória, mas como Pogacar provou no início deste ano nos Clássicos da Primavera, ele pode mais do que competir com eles.