Apesar de viver um ano extraordinário nas competições de ciclismo, Tadej Pogacar (UAE Team Emirates), enfrenta um drama pessoal profundo. A jovem Julija, sua prima de 13 anos, está desaparecida desde 3 de novembro de 2021, e seu nome integra a lista de pessoas desaparecidas da Interpol.
O caso, que afeta toda a família Pogacar, ecoou nas redes sociais e trouxe à tona preocupações que ultrapassam as vitórias esportivas do ciclista esloveno.
“Socorro! Minha priminha Julija está desaparecida” postou Pogacar
O desaparecimento de Julija, agora com 13 anos, abalou a família Pogacar. Em 2022, Tadej usou suas redes sociais para divulgar um apelo dramático: “Socorro! Minha priminha Julija está desaparecida!”.
A situação é ainda mais delicada porque o pai da menina, Peter Pogacar, afirma que sua ex-esposa, Melisa Smrekar, se envolveu com um culto extremista, liderado por Lana Praner e acredita que o grupo está envolvido no desaparecimento de Julija.
Segundo o relato de Peter, ao jornal espanhol Marca, a mãe da menina aderiu ao culto em 2013 e, frequentemente levava a filha a esses encontros, de onde acredita que ambas nunca retornaram.
A história da separação
Peter Pogacar atribuiu o desaparecimento da filha ao envolvimento de Melisa com o grupo liderado por Lana Praner, descrito por ele como “altamente manipulador e destrutivo para as famílias”.
“Ela não vai à escola, nem ao médico. A seita acredita que os médicos são perigosos”, complementa Peter. Após a denúncia do desaparecimento, a polícia encontrou o apartamento onde Melisa e Julija viviam praticamente intacto e o carro deixado para trás, o que reforça a hipótese de uma fuga planejada.
“Na próxima semana, completam-se três anos do seu desaparecimento. Só tenho uma missão e um desejo na minha vida: encontrar minha filha e trazê-la sã e salva para casa”, afirma o pai aflito.
Relação com Tadej Pogacar
Sobre sua relação com Tadej Pogacar, Peter comenta que é amigo dos pais do ciclista e que, embora não tenha convívio com Tadej em sua infância, há um respeito e uma proximidade entre as famílias.
“Sou um bom amigo dos pais de Tadej, pois visitávamos muito Mirko e seus pais quando éramos crianças. Tadej é muito mais jovem e eu o conheço há pouco tempo. já que tenho certeza que ele já está muito estressado com a fama”, afirma Peter por telefone ao jornal espanhol Marca.