“Tadej Pogacar está fazendo algo que eu não poderia imaginar” Chris Froome compara ciclismo atual com sua época de vitórias

Chris Froome (Israel-Premier Tech) é uma lenda do ciclismo. Durante a década passada, o britânico venceu 4x o Tour de France, 2x a Vuelta a España e uma edição do Giro d’Italia, colocando seu no seleto grupo de ciclistas que conquistaram os 3 Grand Tours.

No entanto, Froome admite que os desempenhos nas grandes escaladas que o levaram a essas vitórias, não seriam suficientes para alcançar resultados semelhantes no ciclismo atual, devido ao aumento geral da performance do pelotão e a presença de um ciclista fora-de-série, chamado Tadej Pogacar (UAE Team Emirates XRG).

girodociclismo.com.br tadej pogacar esta fazendo algo que eu nao poderia imaginar chris froome admite que ciclismo atual image
Chris Froome ao vencer sua 2ª Vuelta a España em 2017

Froome e a comparação com Pogacar

Em entrevista ao jornal italiano Gazzetta dello Sport, Froome foi questionado sobre quem venceria se ele e Tadej Pogacar competissem em seus respectivos auges. “É muito difícil dizer porque, obviamente, muitas coisas mudaram no esporte, mesmo nos últimos 5 anos”, respondeu o britânico.

Froome venceu seu último Gran Tour em 2018 (Giro d’Italia), e os números atuais de Pogacar são significativamente superiores. Froome destaca que, em sua época, ele era referência no ciclismo, mas as evoluções em treinamento, nutrição e aerodinâmica transformaram o esporte.

Os ciclistas que mantiveram níveis físicos semelhantes aos do início dos anos de 2020 ficaram para trás, devido à velocidade com que o esporte evoluiu.

girodociclismo.com.br tadej pogacar esta fazendo algo que eu nao poderia imaginar chris froome compara ciclismo atual com sua epoca image 1
Chris Froome e sua última vitória em Grand Tour, o Giro 2018

“20 ou 30 ciclistas registram os mesmos tempos que eu fazia”

Froome apresentou um exemplo simples, mas impactante, sobre a diferença de tempos nas subidas. “Estamos vendo tempos de subida muito mais rápidos agora do que há 5 anos. Acho que os tempos das minhas vitórias em muitas subidas, onde eu estava sozinho ou com um ou dois outros caras, agora estão sendo feitos por grupos de 20 ou 30 ciclistas à mesma velocidade.”

Além disso, Froome enfatizou como os avanços tecnológicos influenciaram o ciclismo. “Tudo ficou mais rápido: as bicicletas, o material. Estamos vendo recordes sendo quebrados de 20, 30 anos atrás, especialmente no último ano. É realmente difícil fazer comparações”, comentou.

Froome ressalta que pelos números atuais diversos ciclistas do ciclismo atual, com os números que apresentam nas subidas, provavelmente teriam capacidade para vencer o Tour de France de 10 anos atrás.

girodociclismo.com.br tadej pogacar esta fazendo algo que eu nao poderia imaginar chris froome compara ciclismo atual com sua epoca image 4
Para Froome, diversas estrelas do ciclismo atual apresentam números semelhantes aos que ele registrou em suas vitórias

“Tadej Pogacar está fazendo algo que eu não poderia imaginar”

Froome finalizou destacando as incríveis performances de Tadej Pogacar, que ultrapassam as grandes montanhas dos Grand Tours, e também são apresentadas nas principais clássicas do World Tour.

“Especialmente com o jeito que “Pogi” está competindo também nas Clássicas, não estamos falando apenas de Grand Tours”.

“Quero dizer, ele está fazendo algo bastante único, fenomenal, e algo que eu não poderia imaginar fazer no esporte”, admitiu Chris Froome, que revelou ao Eurosport também, que pretende encerrar sua carreira em 2025, na Vuelta a España, “fechando um círculo onde tudo começou” em 2011.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.