Tadej Pogacar insere seu nome na história dos Monumentos, superar Eddy Merckx é o grande desafio
Tadej Pogacar já havia se consolidado como um dos maiores ciclistas da atualidade, mas sua recente 4ª vitória na Il Lombardia eleva ainda mais seu status. O esloveno conquistou seu 7º monumento no último sábado, unindo-se a uma elite histórica de ciclistas, que inclui Gino Bartali, Tom Boonen e Fabian Cancellara.
A elite dos 7 Monumentos
Três ícones do ciclismo, também alcançaram 7 Monumentos ao longo de suas carreiras, tal como Pogacar. Gino Bartali, lenda do ciclismo italiano, conquistou suas vitórias antes, durante e após a Segunda Guerra Mundial, com destaque para suas 4 vitórias na Milan-San Remo (1939, 1940, 1947 e 1950) e 3 na Il Lombardia (1936, 1939 e 1940).
Já Tom Boonen e Fabian Cancellara são nomes recentes que dominaram as clássicas. Tom Boonen venceu o Tour de Flandres três vezes e detém o recorde de quatro vitórias na Paris-Roubaix.
Fabian Cancellara, por sua vez, também conquistou três títulos no Tour de Flandres e Paris-Roubaix, além de uma vitória na Milan-San Remo.
Sete Monumentos com apenas 26 anos
Entretanto, com apenas 26 anos, Tadej Pogacar já possui um currículo impressionante. Além de suas 4 na Il Lombardia, o esloveno venceu a Liège-Bastogne-Liège duas vezes e o Tour de Flandres uma vez. A expectativa é que ele continue subindo no ranking dos maiores vencedores de monumentos nos próximos anos.
As lendas do ciclismo com mais de 7 vitórias
Pogacar tem agora o belga Rik Van Looy, que nas décadas de 60 e 70 venceu 8 monumentos, como próximo alvo.
Outros grandes nomes como Costante Girardengo, Fausto Coppi e Sean Kelly, que possuem 9 títulos, também estão em sua mira. Ainda mais desafiador é alcançar Roger De Vlaeminck, que detém onze vitórias monumentais.
O verdadeiro desafio será superar Eddy Merckx
Porém, o verdadeiro desafio é superar o “Canibal” Eddy Merckx, que conquistou impressionantes 19 monumentos entre as décadas de 1960 e 1970, com 7 vitórias na Milan-San Remo, 2 Tour de Flandres, 3 Paris-Roubaix, 5 Liège-Bastogne-Liège e 2 Il Lombardia.
Classificação dos maiores vencedores de Monumentos
- 19 vitórias – Eddy Merckx
- 11 vitórias – Roger De Vlaeminck
- 9 vitórias – Costante Girardengo, Fausto Coppi, Sean Kelly
- 8 vitórias – Rik Van Looy
- 7 vitórias – Gino Bartali, Tom Boonen, Fabian Cancellara, Tadej Pogacar
- 6 vitórias – Henri Pélissier, Alfredo Binda, Fred De Bruyne, Francesco Moser, Moreno Argentin, Johan Museeuw, Mathieu van der Poel
- 5 vitórias – Gaetano Belloni, Rik Van Steenbergen, Bernard Hinault, Michele Bartoli, Paolo Bettini, Philippe Gilbert
- 4 vitórias – Gaston Rebry, Alfons Schepers, Louison Bobet, Germain Derycke, Felice Gimondi, Walter Godefroot, Hennie Kuiper, Jan Raas, Erik Zabel, Alejandro Valverde
Tadej Pogacar continua sua busca incansável para escrever seu nome entre os maiores da história do ciclismo, com muitos ainda acreditando que ele poderá, um dia, superar o legado de Merckx.