Tadej Pogacar junto às maiores lendas do Tour de France? Diretor da UAE adverte “para ganhar cinco, é preciso ganhar quatro antes”
Joxean Fernández ‘Matxín’, gerente da equipe UAE Team Emirates, abordou em tom descontraído, em entrevista ao canal espanhol Esciclismo, as ambições de Tadej Pogacar para conquistar um 5º título do Tour de France.
Ao atingir esse feito o esloveno entrará para o seleto grupo de lendas do ciclismo, como Jacques Anquetil, Eddy Merckx, Bernard Hinault e Miguel Indurain.
“Quatro vem antes do cinco”
Segundo Matxín, o caminho para alcançar esse feito histórico passa, necessariamente, por vencer o quarto título primeiro.
“De momento, para ganhar cinco, há que ganhar quatro. Em matemática, me ensinaram que o 4 vinha antes do 5. Dizer que vai ganhar o quinto quando não venceu o quarto é ser muito bilbaíno”, comentou Matxín, com seu tradicional bom humor.
“A decisão para o Giro d’Italia já está tomada”
Matxín fez essas observações durante as comemorações do centenário do nascimento do lendário ciclista basco Jesús Loroño, figura icônica do ciclismo da metade do século XX e rival histórico de Federico Martín Bahamontes.
O diretor aproveitou para comentar sobre o calendário de Pogacar, enfatizando a importância de um planejamento específico para sua equipe, destacando que o calendário da UAE Team Emirates é preparado “de outubro a outubro”.
“Por respeito, vamos esperar a apresentação do Giro de Italia e conhecer o percurso, mas a decisão internamente já está tomada e temos tudo claro”, explicou.
Juan Ayuso fora da Volta ao País Basco
Sobre Juan Ayuso, Matxín revelou que o talento do jovem espanhol, de 22 anos, não deve competir na Vuelta a España após o Giro, nem na Volta ao País Basco, da qual é o atual campeão. Isso porque a Itzulia coincidirá com o período de preparação em altitude para o Giro.
“A Itzulia (Volta ao País Basco) é sempre um objetivo prioritário por coração, é uma das corridas com mais prestígio no mundo. A vitória na Itzulia não é uma vitória qualquer, é uma vitória com tradição. Ter a Itzulia no palmarés é algo que todo ciclista desejaria”, afirmou Matxín, lamentando a ausência de Ayuso na competição Basca.
Pablo Torres no Tour de l’Avenir novamente
Além de Ayuso, Matxín destacou Pablo Torres, jovem promessa do ciclismo espanhol de 19 anos. Apesar do talento, o diretor explicou que não há planos para que ele participe de uma grande volta em 2025. “Gostaria que ele corresse o Tour de l’Avenir, que em 2024 quase ganhou. É o processo natural”, finalizou Joxean Fernández.