“Tadej Pogacar não é obrigado a ir à Flèche Wallonne, ele vai porque quer” revela diretor da UAE Emirates-XRG
A derrota de Tadej Pogacar para Mattias Skjelmose na Amstel Gold Race reacendeu o debate sobre sua preparação para a Liège-Bastogne-Liège. Diversos especialistas sugeriram que o esloveno deveria abrir mão da participação na Flèche Wallonne para chegar mais descansado à clássica belga.
Entre essas vozes, destacou-se a do ex-ciclista Marc Sergeant, agora analista do jornal Het Nieuwsblad. Para ele, pular a Flèche seria uma decisão sensata visando o grande objetivo da semana.

“Ele corre porque quer, mas não é obrigatório”
Apesar das sugestões externas, a equipe UAE Team Emirates sempre teve claro o planejamento de Pogacar. Segundo Mauro Gianetti, diretor da equipe, a participação na Flèche Wallonne nunca esteve fora de questão.
“De qualquer forma, ele ainda precisa de um forte treino na quarta ou quinta-feira para estar completamente pronto para a Liège-Bastogne-Liège”.
“Então, sim, ele correrá a Flèche Wallonne. Mas ele não precisa tentar decidir a corrida novamente a 50 km da chegada ou necessariamente vencer. Ele corre porque quer, mas não é obrigatório.”

“Temos outros ciclistas para a Flèche Wallonne”
A intenção da equipe não é jogar toda a responsabilidade sobre Pogacar. Gianetti destacou que há outros ciclistas aptos para brilhar na Flèche Wallonne, como Brandon McNulty e Jan Christen.
“Também temos outros ciclistas na equipe que são adequados para uma corrida como a Flèche Wallonne”, completou o dirigente durante o podcast On connaît nos classiques, do canal belga RTBF.

“Vimos na Amstel que sua forma estava boa”
Mesmo após o esforço na Amstel Gold Race e a sequência intensa de provas, Gianetti garantiu que não há preocupação com um eventual desgaste do esloveno antes da Liège-Bastogne-Liège, sua principal meta da semana.
“Não estamos preocupados, porque sabíamos que a recuperação do cansaço depois da Paris-Roubaix, seria a parte mais difícil. Mas, no final, vimos na Amstel que sua forma estava boa”, finalizou Gianetti.